O Ensino Prisional para Mulheres Privadas da Liberdade: Um Debate da Realidade / Prison Education for Women Deprived of Liberty: A Real Debate

Autores

  • Aysla Wisllaine Lopes Sampaio Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2868

Palavras-chave:

Ensino prisional, Privação da Liberdade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Resumo: O trabalho tem por objetivo discutir a realidade de mulheres que não tem acesso à educação por motivos de estarem em cárcere privado ou, legalmente, privadas da liberdade, retirando delas o direito do conhecimento que deve ser gratuito e para todos. Assim, o enfoque desse ensaio será apresentar os desafios da prática pedagógica levando em conta as suas características no âmbito de exclusão do saber e buscando ferramentas que ajude a compreender o processo de ensino aprendizagem por meio de programas como o EJA (Educação para Jovens e Adultos) que além de levar o acesso ao conhecimento para quem não teve oportunidade na idade certa, permite cumprir uma finalidade social para todos aqueles que entendem que a educação tem um poder transformador na vida das pessoas. Esta pesquisa se junta ao rol de estudos voltados para a população carcerária feminina e aborda por meio de autores, teorias e pesquisas a desvalorização da mulher no setor prisional, como em Araújo (2005), Lemgruber (1999) e outros. Desta maneira, o estudo tem por finalidade compreender as precariedades do ambiente, as especificidades da educação, assim como a organização das aulas. E por fim, questionar as causas da entrada delas no cárcere privado, dando voz e visibilidade a centenas de mulheres que estão exclusas da sociedade e perdendo seu espaço de valorização feminina. Após a análise é percebível que a prisão contribui para a desvalorização da educação, por sua ineficiência nos processos pedagógicos ofertados a elas. Nesta lógica, trabalho e estudo são duas ferramentas disponíveis para ocupar o tempo das detentas. Porém, o primeiro ocupa uma parcela maior no combate a ociosidade enquanto a educação configura-se como um passa tempo ou mera distração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aysla Wisllaine Lopes Sampaio, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

Referências

ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro. 2005. Educação Escolar no Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre Paranaíba. Tese (Doutarado em Educação)- UNICAM, Campinas.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. 45. ed. atual. eampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL, 2010. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/SECAD). Parecer CNE/CBE nº2/2010. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.

FOUCAULT, Michel. Vigor e Punir: História da Violência nas Prisões. Petrópolis: Vozes.

LATTAVO, Marina. A Guerra às Drogas e os Amarildos. Uma Palestra de Marina Lattavo, Não Passarão: por Rubens R. R. Casara. Rio de Janeiro, 26 ago. 2013.

LIMA, M. C. Monografia: A Engenharia da Produção Acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

LEMGRUBER, Julita. 1999. Cemitério dos Vivos: análise sociológica de uma Prisão de Mulheres. 2ed. Rio de Janeiro: Forense.

MOREIRA, Fábio. Aparecido. 2007. A Política de Educação de Jovens e Adultos em Regime de Privação de Liberdade no Estado de São Paulo.

QUEIROZ, Nana. Presos que menstruam: a brutal vida das mulheres – tratadas como homens nas prisões brasileiras. 1ed. São Paulo: Record, 2015.

SERRADO, Junior, Jehu Vieira. 2009. Políticas Públicas Educacionais no âmbito do Sistema Penitenciário: Aplicações no Processo de (re) inserção social do apenado.

SOUZA, Kátia Ovídia. A Pouca Visibilidade da Mulher Brasileira no Tráfico de Drogas. In: Psicologia em Estudo, Maringá, V.14, n.4, p.649/657, out/dez 2009.

TEIXEIRA, Alessandra. 2010. Mulheres Encarceradas e o Direito à Educação: entre Iniqüidades e Resistência.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos