A Atuação do Pedagogo no Âmbito da Assistência Social / The Role of the Pedagogue in the Context of Social Assistance

Autores

  • Mariza Helena Silva Faculdade do Sertão Central/FACHUSC
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade do Sertão Central/FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2861

Palavras-chave:

Pedagogo social, Assistencialismo, Educação não formal

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o pedagogo na assistência social, a fim de conhecer suas atribuições para a superação das vulnerabilidades sociais como profissional a desenvolver nesse espaço, e reconhecer a importância da atuação do pedagogo em ambientes não educacionais. As bases teóricas utilizadas no decorrer do artigo discorrem de uma sequência de assuntos pertinentes a respeito do tema, a princípio o estudo começa por uma associação do pedagogo com a educação não formal, logo mais a interação desde profissional do ambiente assistencialista, a contribuição do pedagogo para o desenvolvimento de jovens e adultos mediante práticas pedagógicas educacionais e por fim, a relação do pedagogo com as famílias que passam pela vulnerabilidade social. A metodologia aplicada para a construção do referido artigo se deu por intermédio de estudos em cima autores e artigos sobre o tema e opiniões a respeito. Pesquisas foram realizadas em vias digitais a fim obter um conhecimento mais atualizado dentro do conteúdo e novas possibilidades de trabalhar com determinado aspecto social. Os resultados encontrados foram apontados como opções de novas práticas relevantes ao ensino não formal, assim como a chegada do aluno no ambiente escolar. Por fim, pode se concluir que ainda é muito preocupante a realidade de muitas famílias que não tem acesso à educação, sujeitos a viver em meio aos desafios do cotidiano. E a escola ainda é o principal espaço formador de cidadãos voltados à sociedade, visto que sem a educação, a realidade de muitos continua a mesma a cada dia. Por isso é fundamental a valorização deste profissional uma vez que ele chega a determinadas realidades e com trabalho consegue muitas vezes mudar a realidade de muitas crianças.

     

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Helena Silva, Faculdade do Sertão Central/FACHUSC

1]Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Faculdade do Sertão Central/FACHUSC. [email protected];

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade do Sertão Central/FACHUSC

[2] Professora Especialista. Orientadora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sertão Central/FACHUSC. [email protected].


Referências

ALVES, F.; SUZE, A. J. O pedagogo nas organizações: Seus saberes e fazeres. 2004

BARRETO. Kyara D’ Almeida S. A atuação do pedagogo além do espaço formal de educação. FAMA- Faculdade Amadeus- II Encontro Científico Multidisciplinar – Aracaju/SE. Informação obtida no site: http://pt.ikipedia.org/iki/pedagogia-acesso em 11/09. páginas 11e 31-32

BRAGA. N. P.; SOUZA. A. V.; SILVA. A. C.V.; A atuação do pedagogo no centro de referência da assistência social (CRAS). UEPA 2014, disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2014/Modalidade_1datahora_25_05_2014_14_51_20_idinscrito_1382_11763720b1e190b3b0b247a024ffca68.pdf.

FERREIRA. H. P. A.; MEDEIROS. N.F.M. As práticas pedagógicas nos espaços não escolares: contextos, sujeitos e aprendizagem. Setembro de 2012. Pesquisa fora do contexto educacional/n.19/ disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_19/PDF/22.pdf

FIREMAN, M. D. O Trabalho do Pedagogo na Instituição Não Escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). Página 47.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política. 5° Edição. São Paulo. Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 5° Edição. Rio de Janeiro 2001.

O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Pedagogia ao Pé da Letra, 2013. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/o-pedagogo-em-espacos-nao-escolares/>. Acesso em: 9 de setembro de 2020.

TAVARES. K. C.; MOURA. K. M. P.; Outros espaços, novos saberes: a atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, em Imperatriz, MA. Inter Espaço Grajaú/MA V. 2, N. 6 P. 344-366 maio/ago.2016. Página 355.

VEIGA, Ilma Passo A. A prática pedagógica do professor de didática. 2° Edição, Campinas. Papirus, 1992.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Comment