Reflexões sobre a Formação dos Discentes de Odontologia para Enfrentamento da Violência Doméstica no Exercício Profissional / Reflections on the Training of Dentistry Students to Cope with Domestic Violence in Professional Practice

Autores

  • Antonio Gean Oliveira de Alencar Centro Universitario Doutor Leão Sampaio (UNILEAO)
  • Messias Gomes Filho Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEAO)
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade Iberoamericana do Paraguay (UIA/PY)
  • Tássia Lobato inheiro Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Ivo Cavalcante Pita Neto Faculdade de Medicina do ABC
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2858

Palavras-chave:

violência doméstica, currículo profissional, ensino em saúde, Odontologia

Resumo

Resumo: A violência doméstica (VD) caracteriza-se pela ação e/ou omissão perpetradas no contexto familiar, resultando em danos à integridade física, psicológica ou a liberdade das vítimas que são geralmente crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O objetivo desse estudo é descrever aspectos da violência doméstica e propor reflexões sobre as normatizações que vinculam os odontólogos a essa temática, bem como investigar a formação dos discentes de Odontologia para o enfrentamento dessa problemática. Foi realizada uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, através das bases de dados da PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde utilizando as palavras-chaves: violência doméstica, currículo profissional, saúde integral, ensino em saúde e Odontologia. A análise dos artigos selecionados trouxe à tona diversos aspectos sobre as violências e seus fatores agravantes, como a subnotificação dos casos, a formação dos profissionais em relação ao enfrentamento dos casos de VD e sobre os grupos vulneráveis no novo modelo familiar vigente no século XXI.  Conclui-se que o combate à VD precisa ser realizado por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento e que o cirurgião-dentista não pode limitar-se ao modelo biologicista diante dessa problemática social e de saúde.  Sugere-se que as discussões sobre a legislação vigente envolvendo essa temática permeiem a formação discente e as capacitações profissionais.

 

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Biografia do Autor

Antonio Gean Oliveira de Alencar, Centro Universitario Doutor Leão Sampaio (UNILEAO)

[1] Graduando – Bacharelado em Odontologia pelo Centro Universitario Doutor Leão Sampaio (UNILEAO).

Messias Gomes Filho, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEAO)

2] Graduando – Bacharelado em Odontologia pelo Centro Universitario Doutor Leão Sampaio (UNILEAO).

Correio Eletrônico: [email protected].

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)

[3] Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva/Altas Habilidades (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Treinamento Desportivo (DOMALBERTO). Especialista em Docência do Ensino Superior (FIP). Professor de Educação Física na Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico: [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Universidade Iberoamericana do Paraguay (UIA/PY)

[4] Pós-doutorando em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Iberoamericana do Paraguay (UIA/PY). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE). Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça, Organizações e Sustentabilidade (NEGROS) da Universidade de Pernambuco (UPE). Correio Eletrônico:  [email protected]

Tássia Lobato inheiro, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[5] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Gestão de Pessoas (FGV). Administração e Gestão de Rh e Coordenadora da área de desenvolvimento humano e membro do Comitê Pedagógico (UNILEÃO). Correio Eletrônico: [email protected]

[

Ivo Cavalcante Pita Neto, Faculdade de Medicina do ABC

6] Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Mestre em Odontologia (UFC). Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Hospital Reginal do Cariri (HRC). Endereço eletrônico: [email protected]

Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[7] Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Professora dos cursos de Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Endereço eletrônico: [email protected]


 

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão