As Contribuições da Neuroeducação para a Aprimoramento e Resolução de Problemas de Aprendizagem / The Contributions of Neuroeducation to the Improvement and Resolution of Learning Problems
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2844Palavras-chave:
Neuroeducação, Aprendizagem, NeurociênciaResumo
Resumo: Os avanços tecnológicos e o aumento dos estudos e pesquisas sobre a neurociência cognitiva, tem retornado descobertas promissoras, dentre as quais destacam-se o descobrimento de como são feitas as conexões neurais relacionadas com o processo de aprendizagem, como a plasticidade cerebral, que diz respeito as modificações que ocorrem no SNC devido ao processo de aprendizagem, sendo uma forma de processo adaptativo que possibilita que o indivíduo aprenda. A neuroeducação contribui positivamente para o ramo educacional, pois permite a formulação e aplicação métodos educacionais condizentes com as individualidades, bem como a devida implementação de atividades e outros projetos para que sejam aplicados de formas mais efetiva, ao passo que permite focar e intervir de forma adequada e no momento certo.
Downloads
Referências
ARIAS, José O. Cardentey; YERA, Armando Pérez. O que é a Pedagogia Construtivista? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, jul/dez. 1996.
BARTOSZECK, Amauri Betini; BARTOSZECK, Flávio Kulevicz. Percepção do professor sobre neurociência aplicada à educação. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 9, n. 1, p. 7-32, jan./jun. 2009.
______. Neurociência dos seis primeiros anos: implicações educacionais. EDUCERE - Revista da Educação, 9 (1), p.7-32, 2007.
BLAKEMORE, Sarah-Jayne; FRITH, Uta. O cérebro que aprende. Lisboa: Gradiva, 2009.
COLELLO, Sílvia de Mattos Gasparian. Compreender bem para ensinar melhor. Neuroeducação, São Paulo, Segmento, n. 9, 2017.
COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GARDNER, Howard. The shattered mind. New York: Knopf Vintage Paperback, 1974.
______. Inteligência: um conceito reformulado. (Silva, A.C., Trad.). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
______. Mentes que mudam (Veronesi M.A.V., Trad.). Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2005.
GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução. 4(4), p. 3-12, 2011.
HARDIMAN, Mariale; DENCKLA, Martha Bridge. The Science of Education: Informing Teaching and Learning through the Brain Sciences, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10/07/2019.
HENNEMANN, Ana Lúcia. Considerações sobre o livro Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Novo Hamburgo, 2015.
OLIVEIRA, Angélica Moreira; ROSSI, Mara Shirley. Neuroeducação: um novo conceito de aprendizagem? Revista UNIPLAC, v. 5, n. 1, 2017.
DE OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos, 18(1):13-24, janeiro/abril 2014.
PERUZZOLO, Sandra Regina; COSTA, Gisele Maria Tonin. Estimulação precoce: contribuição na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual (di). Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 21, 2015.
RODRIGUES, Tayronne de Almeida; LEANDRO NETO, João; SILVA, Francisco Mário de Sousa. A Contribuição do Projeto Solari para a Educação da Juventude Campesina no Município de Assaré-
CE. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45 SUPLEMENTO 1, p. 302-317.
ROTTA, Newra. OHLWEILLER, Lygia. RIESGO, Rudimar. Transtornos de Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTOS, Calline Palma; SOUSA, Késila Queiroz Sousa. A neuroeducação e suas contribuições às práticas pedagógicas contemporâneas. 8º Encontro Internacional de Formação de Professores. 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2016. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/1877/777>. Acesso em: 10/07/2019.
SEIXAS, Sônia Raquel. Da Neurobiologia das Relações Precoces à Neuroeducação. Revista Interacções. v. 10, n. 30, p. 44-71, 2014.
SHERIDAN, Kimberly; ZINCHENKO, Elena; GARDNER, Howard. Neuroethics in education. In ILLES, Judy (Ed.). Neuroethics. Oxford: Oxford University Press, 2005.
SILVA, Fiderisa; MORINO, Carlos Richard Ibañez. A importância das neurociências na formação de professores. Momento, Rio Grande, 21 (1): 29-50, 2012.
SOUZA, Taiz de. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Psiconlinews. 2015. Disponível em: < https://www.psiconlinews.com/2015/05/teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner.html>. Acesso em: 10/07/2019.
TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Capella University, Mineápolis, Minesota. 2008.
TRIGUEIRO, Emilia Suitberta de Oliveira. Adolescentes e o doping intelectual: elementos para o debate. Anais do IV Seminário Internacional: "A educação medicalizada: desver o Mundo, perturbar os sentidos". Salvador, 2015.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010
ZARO, Milton Antonio; ROSAT, Renata Menezes; MEURELES, Luis Otoni Ribeiro; SPINDOLA, Marilda; AZEVEDO, Ana Maria Ponzio de; BONINI-ROCHA, Ana Clara Bonini-Rocha; TIMM, Maria Isabel. Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Ciências & Cognição, Vol 15 (1), p. 199-210, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.