As Contribuições da Neuroeducação para a Aprimoramento e Resolução de Problemas de Aprendizagem / The Contributions of Neuroeducation to the Improvement and Resolution of Learning Problems

Autores

  • Maria Paula Silvestre Campelo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Francisco Renato Silva Ferreira Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)
  • João Batista Monte de Oliveira FAVENI
  • Pedro João Cavalcante Júnior Universidade Regional do Cariri – URCA
  • João Gabriel Cordeiro de Brito Universidade Vale do Acaraú – UVA
  • Sidney Medeiros de Oliveira Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2844

Palavras-chave:

Neuroeducação, Aprendizagem, Neurociência

Resumo

Resumo: Os avanços tecnológicos e o aumento dos estudos e pesquisas sobre a neurociência cognitiva, tem retornado descobertas promissoras, dentre as quais destacam-se o descobrimento de como são feitas as conexões neurais relacionadas com o processo de aprendizagem, como a plasticidade cerebral, que diz respeito as modificações que ocorrem no SNC devido ao processo de aprendizagem, sendo uma forma de processo adaptativo que possibilita que o indivíduo aprenda. A neuroeducação contribui positivamente para o ramo educacional, pois permite a formulação e aplicação métodos educacionais condizentes com as individualidades, bem como a devida implementação de atividades e outros projetos para que sejam aplicados de formas mais efetiva, ao passo que permite focar e intervir de forma adequada e no momento certo.


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Biografia do Autor

Maria Paula Silvestre Campelo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

1 Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) Lisboa- PT, possui graduação em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Leão Sampaio (2011/2012) e especialização em Docência do Ensino Superior pela FAFOPA- Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE. [email protected];

Francisco Renato Silva Ferreira, Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)

2 Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva/Altas Habilidades (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Treinamento Desportivo (DOMALBERTO). Especialista em Docência do Ensino Superior (UniFIP). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifaveni (UNIFAVENI). Graduação-licenciatura em Educação Física pelo entro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Piracanjuba (FAP). Professor de Educação Física na Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte-CE. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico: [email protected];

João Batista Monte de Oliveira, FAVENI

3 Graduado Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Especialista em Educação Ambiental, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Pedagogia pela UNIFACVEST. Cursando especialização em Docência do Ensino Superior pela FAVENI [email protected];

Pedro João Cavalcante Júnior, Universidade Regional do Cariri – URCA

4 Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected];

João Gabriel Cordeiro de Brito, Universidade Vale do Acaraú – UVA

5 Enfermeiro, graduado pelo Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO, Especialista em caráter de Residência em Saúde Mental pela ESP/CE, Especialista em Terapia Intensiva e Saúde da Família pela Universidade Vale do Acaraú – UVA, e-mail: [email protected];

Sidney Medeiros de Oliveira, Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo

6 Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos - PB. Pós-Graduação em Educação Física Escolar, pela FIC- Faculdades Integradas de Cruzeiro. Pós graduação em Fisiologia do Exercício e grupos especiais, pela Unileão Centro Universitário., Professor de Educação Física do Município de Caririaçu-CE. [email protected].


 

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos