Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa

Autores

  • Flávia Maria da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Cícera Alves Nunes Universidade de Pernambuco- UPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2842

Palavras-chave:

Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino

Resumo

Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Maria da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Cícera Alves Nunes, Universidade de Pernambuco- UPE

2 Universidade de Pernambuco- UPE. [email protected]


 

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394/96 – 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

DUARTE, Carlos Eduardo. Avaliação da aprendizagem escolar: Como os professores estão praticando a avaliação na escola. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660> Acesso em: 20 de outubro de 2020.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista. 45. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.

__________. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

__________. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MELLO E SOUZA, A. (Org.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro; SALOMAO, Thais. A avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa e na classificatória. Disponível em: <https://cutt.ly/8gYLZGP> Acesso em: 30 de outubro de 2020.

SILVA, E.G.; OLIVEIRA, F.C.R. Avaliação da Aprendizagem: um desafio a Gestão. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Set-Out de 2016, vol.10, n.31, Supl 2, p. 66-80.

SOUSA, Clarilza Prado de. Dimensões Da Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, 101-118, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos