As Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil / Learning Disabilities in Early Childhood Education

Autores

  • Ana Katarina Teixeira Alves Faculdade do Sertão Central FACHUSC
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Pedagogia da Faculdade do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2821

Palavras-chave:

Dificuldades, Aprendizagem, Educação Infantil, Práticas pedagógicas

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as dificuldades de aprendizagem na educação infantil e dispor de fatores influenciadores na aprendizagem educacional. Propostas pedagógicas estarão presentes no discorrer do conteúdo assim embasamento em citações de autores renomados no tema e Leis que dão maior veracidade ao conteúdo. O texto discorre de temas bastante relevantes que vão desde o entendimento ao direito da educação proporcionada à criança como um pequeno argumento sobre a inclusão da educação infantil reconhecida como primeira etapa de ensino. O conceito de dificuldades de aprendizagens na educação infantil e como elas se dividem mediante características relevantes ao processo de ensino. Práticas pedagógicas lúdicas também estão presentes no texto como fortalecimento para suprir as dificuldades de aprendizagens das crianças. A metodologia aplicada no referido artigo foi um estudo bibliográfico de caráter qualitativo mediante estudos em obras literárias e artigos sobre o tema que ajudaram diretamente nos fundamentos do artigo. Consultas em sites foram realizadas a fim de obter dados importantes e trazer mais conteúdo inovador assim como processos e atividades propostas ao problema apontado pelo tema central do estudo. Os resultados encontrados são uma análise a todo o conteúdo exposto de forma positiva ao leitor visto que ainda dispõe de propostas de atividades para realizar com os alunos que tem a dificuldade de aprendizagem. Para concluir o artigo com todo o aparato disposto no conteúdo fica o seguinte ensinamento, de que não devemos desistir em meio às dificuldades encontradas em sala de aula, e sempre trabalhar com as crianças de forma lúdica a fim de sempre chamar sua atenção em prol da sua aprendizagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Katarina Teixeira Alves, Faculdade do Sertão Central FACHUSC

1] Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Faculdade do Sertão Central  FACHUSC. [email protected]

Verônica Rejane Lima Teixeira, Pedagogia da Faculdade do Sertão Central – FACHUSC

[2] Professora Especialista. Orientadora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sertão Central – FACHUSC. [email protected]

 

Referências

BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil. Ministério da Educação. Portal MEC. Brasília, Senado Federal. 1996 páginas 28.

BRASIL: Sistema de ensino Aprende Brasil - disponível em: http://sistemaaprendebrasil.com.br/noticias/o-que-fazer-para-ajudar-alunos-com-dificuldade-de-aprendizagem/

EDUCA BRASIL. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/os-principais-tipos-de-problemas-de-aprendizagem . Acesso em 16/09/2020.

FERNANDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991. p. 165.

FRABBONI, Franco. A Escola Infantil entre a cultura da infância e a ciência pedagógica e Didática. In. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. 1998.

SILVA, Francisca Marly Moreira da; LEANDRO, Irineide Santos; BEZERRA, Girlândia Pereira;LIMA, Edinalda Ferreira de. Letramento: Desafios e Perspectivas do Ensino nos Anos Iniciais. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45, p. 276-286.

SPINELLO, N. C. As dificuldades de aprendizagem Encontradas na Educação Infantil. Revista de Educação do Ideau – REI. Volume 9 – N° 29 – Julho – Dezembro 2014 Semestral ISSN: 1809 – 6220. Página 03.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos