Transtornos de Aprendizagem na visão dos Professores

Mônica Maria Siqueira Damasceno, Annatália Menezes de Amorim Gomes

Resumo


O presente artigo é fragmento da dissertação de mestrado intitulado a câmera do olhar e o olhar da câmera: percepções dos professores acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem na arte da ensinagem. Aprendizagem é contínua e bem intensa na criança e no adolescente, sendo peculiar a cada fase, podendo esse processo ser desenvolvido tranquilamente ou de forma conturbada. Diante disso, é importante que os professores percebam em sala de aula as características dos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem quando apresentadas, para que possam desenvolver estratégias ativas e eficazes de aprendizagem para estes estudantes. O estudo teve como objetivo: Compreender os significados e práticas dos professores acerca dos Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem na escola. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando como método para coleta de dados o Grupo Focal-GF. Para a discussão dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo. Este artigo irá apresentar os resultados obtidos nas categorias: O Processo Ensino Aprendizagem e suas características: uma “via de mão dupla” na formação humana  e  Desconhecendo um provável TA e os desafios de lidar com as diferenças. Os sujeitos participantes foram 10 (dez) professores de uma Instituição Federal de Educação, de ambos os sexos. A investigação possibilitou concluir que: a percepção dos professores ainda é insuficiente quanto ao assunto proposto, bem como os conhecimentos sobre a diferenciação entre as nomenclaturas Dificuldade e Transtorno, seus tipos e causas. No processo ensino aprendizagem, percebe-se que há um grande desejo de alguns de se ter uma prática que não seja unilateral. Quanto aos desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, o maior deles é lidar com as grandes diferenças encontradas neste ambiente, com relação aos níveis de aprendizagem e às limitações do tempo e estrutura do sistema educacional. Esta pesquisa revelou que os professores, sejam eles bacharéis ou licenciados, possuem uma limitação sobre como perceber os estudantes que possuem uma ruptura na sua aprendizagem.


Palavras-chave


Práticas de ensino – Dificuldades; Professor; Aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v8i23.278

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