Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom

Autores

  • Maria Daniele Lungas Carneiro Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Cícera Alves Nunes Lopes Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2775

Palavras-chave:

Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais

Resumo

Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Daniele Lungas Carneiro, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Cícera Alves Nunes Lopes, Universidade de Pernambuco (UPE)

2 Universidade de Pernambuco (UPE). [email protected].



 



Referências

ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

ALBUQUERQUE, Rosangela Nieto de; VASCONCELOS, Heloísa Catunda de. Competências socioemocionais em sala de aula: uma questão de saúde mental. Notícias Construir, Recife, n. 109, ano 20, p. 35-40, nov.-dez, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 set. 2020.

CABALLO, Vicente E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2003.

COSTA, Kelly Simões Cartaxo Lima Costa. Competências socioemocionais: caminhos em construção. Notícias Construir, Recife, n. 109, ano 20, p. 53-56, nov.-dez, 2019.

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2020.

MARIN, Angela Helena et al . Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 set. 2020.

OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839. Acessado em: 17 set. 2020.

SILVA, Eveline Dias da. Estudo sobre Uma Abordagem Transdisciplinar entre a Educação Estatística e a Educação Socioemocional. São Paulo: IFSP, 2018. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Orientador: Diva Valério Novaes.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos