Educação e Diversidade Religiosa: Breve Discussão sobre A Implementação do Ensino Religioso no Brasil / Education and Religious Diversity: Brief Discussion on The Implementation of Religious Education in Brazil

Autores

  • Vicente de Paulo Araújo de Matos
  • Léa Barbosa de Sousa UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2772

Palavras-chave:

tolerância, religiosidade, educação formal, diversidade

Resumo

Resumo: O Brasil possui uma vasta diversidade de religiões, haja vista que o país possui influências de uma gama de culturas provindas de diferentes partes do globo terrestre. As religiões são abraçadas por grande parte da população e influenciam no estilo de vida, no modo de pensar e se portar dos cidadãos. Tendo consciência de quão grande é essa variedade, deve-se procurar entender como se dá o Ensino Religioso nas escolas. Essa disciplina seria a responsável por conscientizar os alunos no respeito para com a variedade de religiões no Brasil. O presente artigo tem por objetivo de analisar como se dá a relação entre a diversidade religiosa e a escola moderna, trazendo em evidência as principais religiões e grupos minoritários que enfrentam a realidade de um preconceito cruel e e muitas vezes doentio. Espera-se que este trabalho de pesquisa seja um incentivo a mais para professores, gestores e comunidade escolar em geral para a tomada de consciência da importância de ensinar sobre isso para as novas gerações, para que num futuro, talvez não tão distante, as pessoas possam ser respeitadas e livres para viver sem medo a sua religião.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente de Paulo Araújo de Matos

1 Graduação em Pedagogia. Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar.  [email protected];

Léa Barbosa de Sousa, UNINTA

2 Pedagoga, psicopedagoga, mestre em educação. Doutoranda em educação. Professora de graduação e pós, coordenadora da clínica de psicopedagogia no Centro Universitário INTA –UNINTA. [email protected].

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, Censo Demográfico 2010 – Religião, [online] Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ap&tema =censodemog2010_relig. Acessado em 04 de abril de 2017.

BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1998.

BRASIL, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em 04 de abril de 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/96), Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1996

JACOB, Cesar Romero, A diversificação religiosa, Estud. av. vol.18 n.52 São Paulo Sept./Dec. 2004

GHIRALDELLI, Paulo Junior, História da educação brasileira,4 Ed. São Paulo, Cortêz, 2009

MARCÍLIO, Maria Luiza (2005). História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo, Imprensa Oficial.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, Conhecimento e Cultura in MEC– Indagações sobre Currrículo. Brasília, Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica: 2007.

SAVIANI, Dermeval, História da educação e política educacional, Educação no Brasil: história e historiografia; SBHE, Campinas, 2001

SILVA, Cláudio Araújo da.O Direito Fundamental e a Liberdade Religiosa: garantias e limitações ao livre exercício dos cultos religiosos no Brasil, . Ed. São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos