O Pedagogo e sua Prática no Contexto Hospitalar / The Pedagogue and its Practice in the Hospital Scenario
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2771Palavras-chave:
Pedagogo. Hospital. Prática DocenteResumo
Resumo: O profissional pedagogo, no exercício de suas funções pode ocorrer a necessidade de atuar em outros ambientes além da sala de aula no espaço da escola, como no caso da atuação em ambientes hospitalares, para a oferta da continuidade do ensino, a estudantes que por problemas de saúde, precisam ser hospitalizados por longo período e para que não haja evasão, reprovação e descontinuidade do processo, estes possuem o direito de serem assistidos por um pedagogo no local onde se encontra internado. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetivou refletir sobre a importância do pedagogo e de sua prática no ambiente hospitalar, bem como compreender qual o seu papel no ensino aprendizagem nesse segmento, e ainda debater sobre os desafios da atuação nesse ambiente, as competências, as habilidades e construção de novos saberes que requer ser desenvolvidos e a especificidade que precisa ter o trabalho pedagógico em hospitais. A escolha do tema, deu-se pela necessidade de debater o perfil do pedagogo para atuar em classes hospitalares. A metodologia empregada para a realização da pesquisa, constituiu em uma abordagem qualitativa, por meio da revisão da literatura de diversos autores que discorrem sobre o tema, os quais fundamentaram o estudo e foi possível concluir a fundamental importância da atuação do pedagogo junto aos estudantes que são submetidos a tratamento de saúde por longo período. E nesse contexto o pedagogo além de garantir o prosseguimento da aprendizagem, contribuirá ainda juntamente com demais profissionais da saúde, para a melhoria das condições emocional, psíquica, física e social do aluno/paciente.
Downloads
Referências
LIMA & CHAHINI. Atividades Lúdicas em Hospitais Pediátricos, Curitiba, Appris, 2020.
MATOS, E. MUGIATTI, M. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 7ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16092_8169.pdf. Acesso em setembro de 2020.
MUTTI, M.C.S. Pedagogia Hospitalar e Formação Docente. Jundiaí, Paco 2016.
RUSSO e MESSA. Pedagogia Hospitalar: a importância do pedagogo como auxiliador do aprendizado de crianças e adolescentes hospitalizados. Saberes Docente, Juína/MT/Brasil, v. 2, n. 4, Jun/Dez. 2017. Disponível em: http://revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/viewFile/72/145. Acesso em setembro de 2020.
SILVA, Andreza. Desafios e Conquistas da Pedagogia Hospitalar: a Contribuição Pedagógica no Processo de Aprendizagem da Criança Hospitalizada. Nucleus, v.14,n.2,out.2017. Disponível em: http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/2782. Acesso em: setembro de 2020.
SILVA, Giselli Cristiane, Pedagogia No Hospital. UNICENTRO, Paraná, 2015. Disponível em; http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/956/5/GISELLI% 20CRISTIANE%20DA%20SILVA%20-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20E%20SA %C3%9ADE%20-%20PEDAGOGIA%20NO%20HOSPITAL.pdf. Acesso em setembro de 2020.
SILVA, Neiton da. Pedagogia Hospitalar: fundamentos e práticas de humanização e cuidado. Cruz das Almas-BA : UFRB, 2013.
SOUZA, Ana Cristina Soares De. A Prática Pedagógica No Ambiente Hospitalar.UFPB, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2559/1/ ACSS21062017.pdf. Acesso em setembro de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.