Caracterização das Incapacidades Físicas em Pacientes Diagnosticados com Hanseníase Multibacilar Almenara-MG / Characterization of Physical Disabilities in Patients Diagnosed With Multibacillary Hansen's Disease in Almenara/MG

Autores

  • Bianca Cândida Martins Faculdade de Almenara – ALFA
  • Ednardo de Souza Nascimento Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara
  • Viviane Amaral Toledo Coelho Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais
  • Carla Giselly de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Creonice Santos Bigatello Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara
  • Lívia Telis Sobral Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2770

Palavras-chave:

Description, Multibacillary leprosy, Quality of life, Late diagnosis

Resumo

Resumo: Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae. A principal característica da doença é o comprometimento dos nervos periféricos, que pode implicar em incapacidades físicas e deformidades.  Objetivo: Esta pesquisa objetivo apontar e caracterizar as incapacidades físicas que foram diagnósticas em pacientes com hanseníase multibacilar no município de Almenara-MG no período entre os anos de 2015 e 2019.  Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. No primeiro momento foram buscados artigos e publicações em português, compreendendo os anos de 2002 a 2020. As buscas foram realizadas nas bases de dados como: Scielo, Portal Periódicos da Capes, Medline, revistas de enfermagem, e concomitantemente com um estudo prático realizado a partir de dados obtidos da cidade de Almenara – MG (SINAN) durante o período de 2015 á 2019. Resultados: Com o estudo pode-se constatar que no período compreendido a classificação operacional multibacilar foi a mais prevalente com um percentual de 79,01 % do total de casos, sendo neste percentual a prevalências em pacientes do gênero masculino (73,43%). Conclusão: A hanseníase HM (hanseníase multibacilar) é predominante no município de Almenara. Mais da metade dos pacientes analisados apresentaram incapacidades físicas de classificação grau I, o que gera incapacidade e diminuição da qualidade de vida ao indivíduo.

 

Palavras – chave: Description; Multibacillary leprosy; Quality of life; Late diagnosis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Cândida Martins, Faculdade de Almenara – ALFA

1 Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Almenara – ALFA. E-mail: [email protected];

Ednardo de Souza Nascimento, Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara

2 Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros; Docente da Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais. E-mail: [email protected];

Viviane Amaral Toledo Coelho, Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais

3 Bióloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Especialista em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras; Mestre e Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras.

Docente da Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais. E-mail: [email protected];

Carla Giselly de Souza, Universidade Federal da Paraíba

4 Zootecnista pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Produção Animal pela Universidade Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Doutora em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal da Paraíba.

E-mail:  [email protected]

Creonice Santos Bigatello, Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara

5 Graduada em Enfermagem pela Alfa Faculdade de Almenara; Especialização em Urgência e Emergência pela Alfa Faculdade de Almenara; Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio de Sá; Mestranda pela Fundação Universitária Ibero-americana; Docente da Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais. E-mail: [email protected];

Lívia Telis Sobral, Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais

6 Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, UNIFESO; Especialização em Saúde Coletiva: Habilitação Sanitarista pela Faculdade de Tecnologia e Ciências; Especialização em Docência em Ensino Superior pela  Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC; Docente da Faculdade de Almenara - ALFA de Almenara - Minas Gerais. E-mail: [email protected]


Referências

ARAÚJO, B. G. L. et al. Perfil Sociodemográfico e Epidemiológico de Novos Casos de Hanseníase no Município de Almenara - MG. Id on Line Rev. Mult. Psic., Outubro/2019, vol.13, n.47, p. 410- 423. ISSN: 1981-1179.

ASSIS, J.C.L.; SOUSA, P.D.L.; ASSIS, E.V.; OLIVEIRA, S.M.; OLIVEIRA, G.F. Efeitos de um programa de exercícios cinesioterapêuticos em idosas com osteoartrose de joelho. Id on Line Revista de Psicologia, Novembro de 2013, vol.1, n.21, p. 45-53. ISSN 1981-1189.

BORGES, W. M. et al. O papel do enfermeiro no tratamento básico da hanseníase: uma revisão integrativa. Revista Saúde. 2017. V. 11, n.1 (ESP). ISSN 1982-3282.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático sobre a Hanseníase. 1° Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de prevenção de incapacidades. Coordenação de Comunicação, Educação e Documentação - COMED/ASPLAN/FNS Gerência Técnica de Editoração Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, sala 514 70058-902 - Brasília – DF. 2001.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico, vol. 49, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Prevenção de Incapacidades. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

CALÁBRIA, L. K; FARIA, L. Aspectos históricos e epidemiológicos da hanseníase em Minas Gerais. Revista de Medicina e Saúde de Brasília. v. 6, n°. 3, p. 406-424, 2017.

FILHO, R. C.; SANTOS, S. S.; PINTO, N. M. M. Hanseníase: Detecção precoce pelo enfermeiro na atenção primária. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste - MG – V.3 – N.2 – Nov./Dez. 2010.

LANZA, F. M. et al. Perfil epidemiológico da hanseníase no município de Divinópolis, Minas Gerais. Rev Enferm UFSM. 2012 Mai/Ago; 2(2):365-374. ISSN 2179-7962.

MENDES, A. O. et al. Caráter clínico-epidemiológico e grau de incapacidade física nos portadores de hanseníase no município de Barbacena – MG e macrorregião no período de 2001 a 2010. Rev Med Minas Gerais. 2014; 24(4): 486-494.

MONTEIRO, L. D. et al. Incapacidades físicas em pessoas acometidas pela hanseníase no período pós-alta da poliquimioterapia em um município no Norte do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2013, vol.29, n.5, pp.909-920.

NARDI, S. M. T.; PASCHOAL, V. D. A.; ZANETTA, D. M. T. Frequência de avaliações e seu impacto na prevenção de incapacidades físicas durante o tratamento dos pacientes com hanseníase. Hansen Int., v. 30, n. 2, p. 157-166. 2005.

SILVA, A. H. O papel do enfermeiro na promoção de saúde e prevenção de hanseníase. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em atenção básica em saúde da família) – Universidade Federal de Minas Gerais, Teófilo Otoni – MG, 2014.

SOBRINHO, R. A. S. et al. Avaliação do grau de incapacidade em hanseníase: uma estratégia para sensibilização e capacitação da equipe de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. Novembro-dezembro/2007; 15(6).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos