Poema: Seu uso como Estratégia Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula / Poem: Its use as a Facilitating Strategy for the Teaching and Learning Process in the Classroom

Autores

  • Isa Madalena Lourenço dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2768

Palavras-chave:

Ensino Aprendizagem, Gêneros Textuais, Poema

Resumo

Resumo: Os gêneros textuais podem e devem fazer parte das estratégias metodológicas dos professores no processo de ensino aprendizagem. Diante disto o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o gênero literário poema como uma ferramenta importante para se trabalhar em sala de aula, buscando despertar nos alunos o interesse por ler e produzi-lo. Trata se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza de renomados autores como COSSON (2005), FRANCO (2005), MOISÉS (1971), os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs (2000) e outros autores. Diante disso este trabalho se justifica devido ao gênero poema ser entendido como uma maneira diferente de despertar nos alunos o seu lado emocional, criativo e o hábito de ler e produzir qualquer que seja o gênero textual.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Madalena Lourenço dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) . [email protected]

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]


 

Referências

BRASIL, Parâmetros Curricular Nacional – Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: contexto, 2012.

COLOMER,Teresa. A leitura literária na escola. São Paulo: Global. 2007.

GE R BARA , Ana Elvira. Reflexões sobre o uso de poesia . Disponível em < http : //www . escrevendo.cenpec.br.com/ecf> .

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas: Pontes,2006

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São

Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. Gêneros textuais & ensino. 5. ed. São Paulo: Lucerna, 2002.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2° Ed. João Pessoa: Ideia, 2002.

SOUZA, Gláucia de. Procurando pelo poema na sala de aula. In: CUNHA, Leo (Org) poesia para crianças: conceitos, tendências e práticas. Curitiba: piá, 2012.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment