Libras: Atendimento e Acompanhamento no Ambiente Hospitalar / Libras: Service and Monitoring in the Hospital Environment

Autores

  • Luzimar Iraneide da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2767

Palavras-chave:

Ambiente hospitalar. Comunicação. Deficiente auditivo. Libras

Resumo

Resumo: O presente trabalho, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e traz reflexões e análises sobre o atendimento dos pacientes com limitações auditivas no ambiente hospitalar. Objetiva analisar o comportamento dos órgãos de saúde quanto ao atendimento à população surda, verificando se há a aplicabilidade da lei de libras e identificar os transtornos ocasionados pela falta de um interprete durante o atendimento médico, assim como as principais consequências. Existem dificuldades nos ambientes hospitalares por parte dos profissionais e pacientes, assim como, dos familiares e a luta da comunidade surda visa um atendimento de qualidade e consequentemente, um bom resultado para todos. A equipe médica, os enfermeiros e demais funcionários da área da saúde, têm contato diário com os pacientes e esses fazem o uso da linguagem para se comunicar, entretanto, o paciente deficiente auditivo encontra grande dificuldade, a qual se faz perceber que o contato com pessoas que não tem conhecimento da Libras, apresenta um grau de dificuldade muito alto para o compreender. Há leis que garantem os direitos dos mesmos, porém, não é isso que acontece na prática. Então a situação se repete no cenário que abrange a saúde em todo país.

 

 

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Biografia do Autor

Luzimar Iraneide da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]

 



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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos