O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE / Lettering and Literacy in Fundamental Education: Initial Years in Public Schools Joaquim Tavares de Sá and José Martinho De Sá in Verdejante /PE

Autores

  • Milene Iraneide da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2766

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino. Escola. Família. Letramento

Resumo

Resumo: O artigo em pauta busca desenvolver a temática do letramento e alfabetização no ensino fundamental – anos iniciais na escola pública Joaquim Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante-PE. Cujo objetivo é analisar o desempenho dos alunos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na perspectiva do letramento, tendo como premissa básica a leitura e a escrita em relação a compreensão dos mesmos nos contextos sociais. O estudo diz respeito aos conceitos, metodologias e estratégias de ação no processo de leitura e escrita dos estudantes, na perspectiva de contribuir para sanar as lacunas existentes com foco no letramento como prática social. A metodologia adotada será de caráter qualitativo e procedimento monográfico (estudo de caso), através de um questionário aplicado à duas professoras da Educação Básica, contendo 04 perguntas e suas respectivas respostas, que serão apresentadas e analisadas a luz das práticas sociais. Contudo, com o apoio familiar, é possível chegar perto do desejável que é o ensino e a aprendizagem com sucesso. Com base nisso, constatou-se que letrar vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências da sociedade atual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Iraneide da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa

3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 



Referências

ALMEIDA, V. F.; FARAGO, A. C. A importância do letramento nas séries iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n.1, p. 204-218, 2014. Disponível em: http://unifafive.com.br/revistasonline/arquivos/cadernoeducacao/sumário /31/04042014074426.pdf . Acesso em: 14 jun. 2020.

JUSTO, M. A. P. da S.; RUBIO, J. de A. S. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2013. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Marcia.pdf Acesso em: 12 jun. 2020.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

MALDONADO, M. T. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 1997.

MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. Alfabetização e letramento: O que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”? Construir notícias, Recife, v. 7, n. 37, p. 5-29, nov/dez, 2007. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/ alfabetizacao- e-letramento-o-que-sao-como-se-relacionam-como-alfabetizar-letrando/. Acesso em: 12 jun. 2020.

PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 3 ed. São Paulo: Xamã, 2007.

GERHARDT, T. E.et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 65-88.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment