A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years

Autores

  • Genilson da Silva Brito Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2764

Palavras-chave:

Tecnologia, Alfabetização, Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade

Resumo

Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa  fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias  atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum  na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho. 

 

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Biografia do Autor

Genilson da Silva Brito, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos