A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2764Palavras-chave:
Tecnologia, Alfabetização, Ensino Fundamental, Atividades, InterdisciplinaridadeResumo
Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho.
Downloads
Referências
ABRANTES, P. Reorganização Curricular do Ensino Básico. Lisboa: ME, 2001.
ANDRADE, Ana. O uso das tecnologias na educação: computador e internet. Monografia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, 2011.
BARBOSA, Elaine Jesus Alves; ABREU, Marta Virgínia Batista de Araújo. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) a serviço da educação – um olhar sobre a comunicação como sinônimo de presencialidade em cursos a distância. Comunicação Oral. In: SEMIEDU, UFTO, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacional comum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2016.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quater, 2000.
SILVA, Maria Klirle de Morais. Uso da televisão e do vídeo como tecnologias educacionais na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima. In: V EPEAL. Maceió: UFAL, 2009.
SOUSA, Robson; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana. (org.). Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: Eduepb, 2011.
TOCHI, Mirza Seabra. Formação inicial e continuada de professores e a educação a distância. In: LISITA, Verbena M.; PEIXOTO, Adão José (org). Formação de professores: Políticas, concepções e perspectivas. Goiânia, Editora Alternativa, 2001.
VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: representando a educação. 2ª Ed., Campinas, SP: UNICAMP (NIED), 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.