Metodologias Ativas: Uma Forma de Aprendizagem Significativa e por Competências no Ensino Juridico / Active Methodologies: A Significant and Competent learning in Legal Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2762Palavras-chave:
Globalização. Heterogeneidade no Ensino Superior. Desafios na docência. Metodologias ativas. Estudo de casosResumo
Resumo - A globalização promoveu impactos nas economias dos mercados financeiros mundiais, ao mesmo tempo que, acelerou indiscutíveis alterações nas estruturas sociais que passaram a fazer parte do cotidiano universitário. O objetivo geral do presente trabalho é analisar os impactos das metodologias ativas na aprendizagem por competências no ensino jurídico. A metodologia utilizada no presente ensaio se fundamenta em uma revisão de literatura de cunho teórico-reflexiva. Os resultados do estudo levam a compreensão de que as novas metodologias ativas de educação com uso do método de estudo de casos são inquestionáveis recursos para a melhoria do capital humano.
Downloads
Referências
ADEODATO, João Maurício. Bases para uma metodologia da pesquisa em direito. In: Anuário dos cursos de Pós-graduação em Direito, Recife - PE, no. 8, p. 201-224, 1997. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória, p. 57-70. CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugenia; (org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Editora Papirus, 2004.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349/333.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Capítulo IV da educação superior. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.
_______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 1/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2001. Seção 1, p. 12.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. CNE. Resolução CNE/CES 9 de 29 de setembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 1º de outubro de 2004, Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CUNHA, Maria Isabel da. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: Leite, D.B.C. e Morosini, M. (Orgs.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.
______. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.
DANTAS, Francisco Clementino de San Tiago. A educação jurídica e a crise brasileira. In: Cadernos FGV Direito Rio – Educação e Direito, Rio de Janeiro, v. 3, 2009. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/10400/Cadernos%20FGV%20Direito%20Rio%20-%20Vol.%203.pdf?.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
DENARDI, Eveline Gonçalves; FLORÊNCIO FILHO, Marco Aurélio. A metodologia da pesquisa nos cursos de Direito: uma análise crítica. Revista da Faculdade Mineira de Direito, v. 20, n. 40, 91-117, 2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/17979/13357.
ESSER, Carolina Diamantino. O desafio dos professores de Direito em tempos de modernidade líquida. Belo Horizonte: Revista da Faculdade Mineira de Direito – PUC Minas, v. 17, n. 33, 2014. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=68bd22864919297c.
E-FELLOWS. Fallstudien - Beispiel für Beispiel zum Erfolg. Das Online-Stipendium und Karrierenetzwerk, ONLINE, SEM DATA. Disponível em: https://www.e-fellows.net/Karriere/Branchen-Beratung-und-IT/Fallstudie/Fallstudien-Beispiel.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra; 2005.
_____,. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.
FLORES, Alfredo de J. O estudo de casos na perspectiva da metodologia jurídico-filosófica. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 4, n. 3, 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231193301.pdf.
GATTI, Bernardete A. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de pesquisa, n. 98, p. 85-90, 2013. Disponível em: publicacoes.fcc.org.br.
GERHOLZ, Karl-Heinz. Förderung von Lernkompetenz über Texte – Illustriert am Beispiel der Learning News. In: Zeitschrift für Didaktik der Rechtswissenschaft, 3/2015, 215-225. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/2196-7261-2015-3-215/foerderung-von-lernkompetenz-ueber-texte-illustriert-am-beispiel-der-learning-news-volume-2-2015-issue-3.
___________;. LISZT, Verena; KLINGSIECK, Katrin. Didaktische Gestaltung von Service Learning – Ergebnisse einer Mixed Methods-Studie aus der Domäne der Wirtschaftswissenschaften. In: bwp - Berufs- und Wirtschaftspädagogik – online, Ausgabe 28, 1-23, 2015. Disponível em: https://fis.uni-bamberg.de/handle/uniba/41013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2017.
___,. Estudo de Caso. Fundamentação Científica - Subsídios para Coleta e Análise de Dados. 1ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2009.
HOFFMANN, Sarah G.; KIEHNE, Björn. Ideen für Hochschullehre. Ein Methodenreader. Technische Universität Berlin: Universitätsverlag der TU Berlin, 2016.
HRK, Hochschulrektorenkonferenz (Hrg.). Juristenausbildung heute - Zwischen Berlin und Bologna. Projekt nexus – Konzepte und gute Praxis für Studium und Lehre. 1. Auflage Bonn: Bundesministerium für Bildung und Forschung/ BMBF, 2014. Disponível em: https://www.hrk-nexus.de/
IFADIREÓ, Miguel Melo; BELMINO, Marcus Cézar de Borba. Design Thinking nas epistemologias jurídicas: a importância da metodologia no ensino de sociologia do direito, antropologia jurídica e direitos humanos. Braz. J. de Develop., Curitiba, v. 6, n. 6, p. 33021-33039, junho. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index. php/BRJD/article/view/10927/9216.
LAKATOS, Eva M. e MARCONI, Marina A. Técnicas de pesquisa. 6ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2003.
MARX Sabine., Götze Diana. Problembasiertes Lernen in der Hochschullehre. In: DOMBROWSKI Uwe.; MARX Sabine. (Hrs.) KlimaIng - Planung klimagerechter Fabriken. Berlin – Heidelberg: Springer Vieweg, 2018; pp. 189-216.
MASETTO, Marcos. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugenia. Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2001.
MONTEIRO, Geraldo Tadeu; SAVEDRA, Mônica Maria. Metodologia da pesquisa jurídica. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
MUSSE, Luciana Barbosa; FREITAS FILHO, Roberto. Docência em Direito no Brasil: uma carreira profissional? Brasília: Revista Jurídica da Presidência, v. 17, n. 111, fev./maio, 2015. Disponível em: https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/article/view/1112.
PERES, Fernando Curi. O estudo do Direito e o método das ciências. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 108, p. 399-411, 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67991/70848.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RAMOS, Inajara Vargas. Formação Docente: Um espaço multidimensional em permanente construção. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 62-77, 2009. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline.
REUSSER, Kurt. Problembasiertes Lernen – Tiefenstruktur, Gestaltungsformen und Wirkung. In: Zeitschrift für die Erziehungswissenschaften. Beiträge zur Lehrerinnen- und Lehrerbildung 23 (2005) 2, S. 159-182. Disponível em: https://www.pedocs.de/frontdoor.php?source_opus=13570
ROCHA, Romário; PEREIRA, Simone Almeida; MOREIRA, Raquel Soilov Pereira. O “Ser” Professor Universitário: Relatos de docentes que atuam em cursos da área da Saúde. Seminário de Iniciação Científica do UNIVAG, n. 6, TCC – Enfermagem, 2018.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Metodologia da pesquisa nos cursos de Direito: uma leitura crítica. In: Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. 2005. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/ arquivos/anais/XIVCongresso/129.pdf.
SCHOLKMANN, Antonia. Problembasiertes Lernen und rechtswissenschaftliche Fallmethode. Zwei Lehr-/Lernformen des Entdeckenden Lernens. In: Zeitschrift für Didaktik der Rechtswissenschaft, 1/2014, 28- 43. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/2196-7261-2014-1-28/problembasiertes-lernen-und-rechtswissenschaftliche-fallmethode-volume-1-2014-issue-1.
SENNA, Luiz Antônio Gomes. A heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem: uma visão multidisciplinar. In: Revista Sinpro, v. 6, pp: 9-17, Rio de Janeiro2004. Disponível em: http://www.senna.pro.br/biblioteca/senna_sinprorj_2004.pdf.
SGUISSARDI, Valdemar. O trabalho docente na educação superior no Brasil. Heterogeneidade, insegurança e futuro incerto. Integración y conocimiento, v. 6, n. 2, 2017. https://revistas.psi.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/18695
STALDER, Felix. Kultur der Digitalität. Berlin: Suhrkamp, 2016.
TASSIGNY, Mônica Mota; NOTTINGHAM, Andréa de Boni; KARAM, Andréa Maria Sobreira. A aplicabilidade do método do estudo de caso em pesquisas jurídicas. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife. Volume 88, número 1, jan./jun. 2016 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/article/download/2268/2923.
VOIGT, Kai-Ingo. Risikomanagement im Anlagenbau - Konzepte und Fallstudien aus der Praxis. Berlim: Erich Schmidt Verlag, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
WEBER, Martina. Heterogenität im Schulalltag und die Konstruktion ethnischer und geschlechtlicher Unterschied. Opladen: Leske + Budrich Verlag, 2003 (Schule und Gesellschaft - Bd. 30).
ZUMBACH, Jörg; HAIDER, Karin. Fallbasiertes Lernen: Theoretischer Hintergrund und praktische Anwendung. In: ZUMBACH, Jörg; HAIDER, Karin. Pädagogische Psychologie in Theorie und Praxis. Ein fallbasiertes Lehrbuch. Göttingen: Hogrefe Verlag, 2008. S. 1-11. Disponível em: https://uni-salzburg.elsevierpure.com/de/publications/fallbasiertes-lernen-theoretischer-hintergrund-und-praktische-anw.
__________,; MOSER, Stephanie. Problembasiertes Lernen: Ein Fall für die Rechtsdidaktik? S. 123 – 137. In: BROCKMANN, Judith; DIETRICH, Jan-Hendrik; PILNIOK, Arne (Hrs.). Methoden des Lernens in der Rechtswissenschaft - Forschungsorientiert, problembasiert und fallbezogen Schriften zur rechtswissenschaftlichen Didaktik, vol. 3. Baden-Baden: Nomos Verlag, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.