Metodologias Ativas: Uma Forma de Aprendizagem Significativa e por Competências no Ensino Juridico / Active Methodologies: A Significant and Competent learning in Legal Education

Autores

  • Miguel Melo Ifadireó Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Alyne Andrelyna Lima Rocha Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Christiano Siebra Felício Calou Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2762

Palavras-chave:

Globalização. Heterogeneidade no Ensino Superior. Desafios na docência. Metodologias ativas. Estudo de casos

Resumo

Resumo - A globalização promoveu impactos nas economias dos mercados financeiros mundiais, ao mesmo tempo que, acelerou indiscutíveis alterações nas estruturas sociais que passaram a fazer parte do cotidiano universitário. O objetivo geral do presente trabalho é analisar os impactos das metodologias ativas na aprendizagem por competências no ensino jurídico. A metodologia utilizada no presente ensaio se fundamenta em uma revisão de literatura de cunho teórico-reflexiva. Os resultados do estudo levam a compreensão de que as novas metodologias ativas de educação com uso do método de estudo de casos são inquestionáveis recursos para a melhoria do capital humano.

 

 

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Biografia do Autor

Miguel Melo Ifadireó, Universidade de Pernambuco (UPE)

[1] Pós-doutorando em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Iberoamericana do Paraguay (UIA/PY). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE). Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEV-UNILEÃO). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça, Organizações e Sustentabilidade (NEGROS) da Universidade de Pernambuco (UPE). Correio Eletrônico:  [email protected]

Alyne Andrelyna Lima Rocha, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[2] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Pós-graduada em docência do ensino superior pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2000). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico:  [email protected]

Christiano Siebra Felício Calou, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[3] Mestrando Programa de Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios pela Unisinos. Pós-graduado em Direito pela Faculdade Integrada de Patos (FIP), Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.  Correio Eletrônico: [email protected]

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO)

[4] Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Educação Especial/Educação Inclusiva/Altas Habilidades (FAVENI). Professor de Educação Física do Município de Juazeiro do Norte. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico: [email protected]


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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos