Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education

Autores

  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Maria Alinele Lucena Soares Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Lílian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Sabrina Sueli Lucena Melo Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2754

Resumo

Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações.  Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras.

 

Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

[1] Graduação em Administração de Empresas pela Unileão. Especialização em Gestão Estratégica do Capital Humano e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Unileão. Mestranda  em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: [email protected];

Juazeiro do Norte. Mestranda  em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E-mail: [email protected].

6 Doutorado em Psicologia Social  pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. E-mail: [email protected].

 [C1]Pode colocar mestrandas?

Maria Alinele Lucena Soares, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

2 Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA e em Português pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Kurios - FAK. Mestranda  em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: [email protected];

Lílian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

3 Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Mestranda  em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E-mail: [email protected];

Sabrina Sueli Lucena Melo, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

4 Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio e Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Faculdade Juazeiro do Norte. E-mail: [email protected];

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

5 Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Mestranda  em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E-mail: [email protected].

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

6 Doutorado em Psicologia Social  pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. E-mail: [email protected].

 

Referências

BELL, B. S., TANNENBAUM, S. I., FORD, J. K., NOE, R. A., e KRAIGER, K. 100 years of training and development research: What we know and where we should go. Journal of Applied Psychology, 2017, 102(3), 305-323. doi: 10.1037/apl0000142.

BORGES-ANDRADE, J. E.; ZERBINI, T.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. Treinamento, Desenvolvimento e educação: um modelo para sua gestão. In: BORGES, L. O.; MOURÃO, L. (orgs). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013, p. 465-527.

BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. (2006, 23 de fevereiro). Institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm [09 dezembro 2016]

HO, M. Investment in learning increases for fourth straight year. Talent and Development, 2016. Disponível em: https://www.td.org/Publications/Magazines/TD/TD-Archive/2016/11/Investment-in-Learning-Increases-for-Fourth-Straight-Year.

GRIFFIN, R. A practitioner friendly and scientifically robust training evaluation approach. Journal of Workplace Learning, 2012, 24(6), 393-402. doi: 10.1108/13665621211250298.

GOOGLE. Clear Google Drive space & increase storage. 2017. Disponível em: <https://support.google.com/drive/answer/6374270?src=soctw>. Acesso em: 18 Jun. 2017.

WEBER, Ryan. Cinco novas maneiras de atingir seus objetivos mais rapidamente com o G Suite. Google, 2018. Disponível em < https://www.blog.google/products/g-suite/five-new-ways-reach-your-goals-faster-g-suite/>. Acesso em 18 de novembro de 2019.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo Mozart Medeiros de; VEIT, Eliane Angela. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs. Física na escola. São Paulo. v. 11, n. 2, 2010, p. 30-33.

OLIVEIRA, P., e LIMONGI-FRANÇA, C. Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho. RAE Eletrônica, 2005, 4(1), 1-21.

VARGAS, M.R.V. e ABBAD, G. S. Bases Conceituais em TD&E, 2006. Em J.E. Borges-Andrade, G.S. Abbad, & L. Mourão (Orgs.), Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para gestão de pessoas (pp. 137-158). Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Relato de Experiência