A Influência da Educação Financeira no Consumo de Bens e Serviços / The Influence of Financial Education on the Consumption of Goods and Services
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2753Resumo
Resumo: Os consumidores em geral possuem uma dificuldade para administrar seus recursos financeiros na hora de efetuar transações ou de escolher uma melhor forma de quitar uma dívida cara, trocando por uma mais barata, mediante a falta de informações de cunho educacional financeiro que não tratada com seriedade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da educação financeira no consumo de bens e serviços, com foco no consumo dos créditos financeiros mais utilizados pelos brasileiros: empréstimo, cheque especial e cartão de crédito. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva com dados quantitativos realizados por meio de um questionário via internet, survey. Foram analisados o nível de endividamento por parte dos indivíduos, observando sua tendência de consciência nas decisões de suas transações. Os resultados observados apontaram dificuldades na gerência das finanças pessoas dos consumidores, influenciadas pela falta de educação e/ou alfabetização financeira dos indivíduos.
Palavras-chave: Educação Financeira. Consumo. Bens e Serviços.
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