Educação Inclusiva e o Papel do Professor / Inclusive Education and the Role of the Teacher

Autores

  • Jaíne da Silva Brito Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2751

Palavras-chave:

Inclusão, Professor, Formação

Resumo

Resumo: O presente artigo teve como objetivo focar nas necessidades da educação inclusiva com o propósito de analisar as leis que favorecem os direitos das pessoas que possui qualquer tipo de deficiência, a participarem do ensino regular como observa o artigo 28 da LBI, no qual no passado não tinha essa circunstância, pois as pessoas que tinham alguma imperfeição, eram excluídas da sociedade por serem consideradas como incapazes e débeis. Atualmente há leis que defendem o direito dessas pessoas no ensino regular, no qual se tem a capacidade de se desenvolver em meio a outros que não tenham deficiência alguma, e sobretudo é estimulado a prática de respeito as diferenças tratando assim a inclusão entre todos. Além de serem introduzidas no ensino regular, esses alunos são acompanhados pelo atendimento especializado com um profissional bem qualificado para o acompanhamento do desenvolvimento dessas pessoas. Para que isso ocorra de forma satisfatória tanto para o aluno, como para esse profissional, é preciso que as instituições públicas possam possibilitar formações continuadas para que esses profissionais se sintam seguros ao trabalhar com esse público alvo, podendo assim aplicar práticas de ensino  que tenham resultados positivos no desenvolvimento de cada aluno pois cada ser tem seu tempo de aprender tanto pessoas com deficiência como pessoas que não possuem qualquer deficiência porque o meio intelectual de um ser para outro é bastante variável. Está pesquisa bibliográfica ressaltou assuntos importantes, dos quais foram necessários e vantajosos para a instrução sobre a educação inclusiva e a relevância do papel do professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaíne da Silva Brito, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].



 

 Verônica Rejane Lima Teixeira2

 

Referências

BAPTISTA, C. R. Integração e autismo: Análise de um percurso integrado. In C. R. Baptista, & C. A. Bosa, (Eds.), Autismo e educação: Reflexões e propostas de intervenção (pp. 127-139). Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de Abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 12.08.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

ISAIA. S.M.A, e BOLZAN, A.M.R.M. Tessituras Formativas: articulação entre movimentos da docência e da aprendizagem docente. in: Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação [recurso eletrônico] / organizadora, Silvia Maria de Aguiar Isaia; colaboradoras, Dores Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel. -Dados eletrônicos. -Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon. Editora SENAC, 1997.

OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SAMPAIO, Caroline M..; OLIVEIRA, Gislene F. O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Julho de 2017, vol.11, n.36, p.343-362. ISSN: 1981-1179.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment