A Família na Escola e sua Contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Family at School and its Contribution to the Teaching and Learning Process in Childhood Education

Juliana Leite de Araújo, Aurênia Pereira de França

Resumo


Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo e pesquisa sobre a participação da família no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil, com o objetivo de auxiliar a escola a dar os passos necessários ao cumprimento do dever social de ter uma relação de qualidade com as famílias. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidos métodos inovadores: pesquisas bibliográficas em materiais disponibilizados na internet, considerando os autores Bock 2000, Freire 2004, Freitas 2006, Lacan 1980, Libâneo 2010, Paro 2010, Prado, 2013, Seagoe 2011, Szymanski 2015 e Zago 2012 que versam sobre o tema e fundamentam esse artigo, entrevistas e conversas com pais de alunos, membros do conselho escolar e professores, via WhatsApp Facebook e telefone em virtude da pandemia que estamos enfrentando a nível mundial com o COVID-19 e das escolas fechadas, em busca de conhecer os mecanismos para a família acompanhar a vida escolar de seus filhos, de forma eficaz e com maior responsabilidade. Percebeu-se que quando a família é envolvida no processo pedagógico, ela se sente mais envolvida e disposta a colaborar e a escola precisa proporcionar às crianças a vivência da criatividade, do lúdico, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania. Conclui-se que a educação infantil desenvolvida com essa visão promoverá uma educação de qualidade e principalmente se escola e família caminharem juntas, com o mesmo propósito, garantindo educação e cidadania às crianças que buscam escolas públicas. Constatou-se que os pais investigados consideram importante sua participação no processo escolar dos filhos, embora essa participação ainda deixe a desejar tanto por parte dos pais quanto da escola, pela forma como a veem.

 


Palavras-chave


Família. Escola. Aprendizagem

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Referências


BOCK, Ana Mercês Bahia et al.. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. 30 ed. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2004.

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SEAGOE, May Violet. O processo de aprendizagem e a prática escolar. 8 ed. Vol. 107. SP: Companhia Editora Nacional, 2011.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2745

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