Intervenções Multidisciplinares Frente as Alterações Emocionais da Gestação / Multidisciplinary Interventions Facing Emotional Changes in Pregnancy
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2743Palavras-chave:
Gestação, Apoio Emocional, Alterações Gestacionais.Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever por meio de referências bibliográfica a atuação da equipe multidisciplinar diante das principais alterações emocionais das gestantes. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada em agosto de 2020. Foram utilizados artigos científicos, monografias, manuais do Ministério da Saúde e livros compreendidos entre 2015 e 2020. Ao concluir este trabalho, percebeu-se que os profissionais, tanto na Equipe de Saúde da Família como na área hospitalar, têm conhecimentos e habilidades para lidar com gestantes que apresentam, em seu curso gestacional, alterações de caráter emocional. Este acompanhamento se dá, principalmente, por meio da consulta de pré-natal realizada na unidade de saúde, onde os profissionais pode fazer diagnósticos precoces e orientar as gestantes quanto às alterações que apresentam. Nesse contexto, foi possível perceber a importância do profissional de saúde, principalmente na figura do médico, do enfermeiro e do psicólogo, durante o acompanhamento da mulher grávida.
Downloads
Referências
BARRETO, Luciana; Alterações corporais e psíquicas durante a gestação, São Paulo 2019
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de políticas de saúde, área técnica da mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
CARPENTO- MOYET, Lynda Juall. Diagnósticos de enfermagem: Aplicação á prática clinica. 10ªed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
CESNIK, V. M.; SANTOS, M. A. Mastectomia e Sexualidade: Uma Revisão Integrativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (2), 339-349, 2011.
COSTA, J.C., LIMA, R.A.G. Crianças/adolescentes em quimioterapia ambulatorial: Implicações para a enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem. São Paulo, Vol.10, n°3, p. 321-333, maio-junho, 2014.
CORDEIRO, A.M.; OLIVEIRA, G.M. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir., Vol. 34 - Nº 6, Nov. / Dez. 2014.
DRERHER, Daniela et al. A fisioterapia na atenção a gestante e a familiares:Relato de um grupo de extensão universitária. Enfermagem em forço, Porto Alegre, 2016
FALCONE, Vanda.nome do artigo. Rev.Saúde pública . São Paulo vol.39no.4, Ago, 2015
FERREIRA, Suely: A construção do projeto de pesquisa, cap. 1 São Paulo, 2018. Editil.
FIGUEREDO, Barbara; Sexualidade na gravidez e após o parto.Enfermagem em foco. Porto Alegre, 2005.
FREITAS, F. et al. Rotinas em obstetrícia. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
OLIVEIRA, Maria. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
REZENDE FILHO. Rezende obstetrícia fundamental. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
SILVA, Janize . Manual obstétrico Um guia prático para enfermagem. São Paulo, Corpus: 2015
SECRETARIA DE POLITICAS DE SAUDE. Departamento de Atenção Básica. Programa Saúde da Família. Rev. Saúde Pública, Rio de Janeiro.2020, vol.34, n.3, pp. 316-319.
XIMENES NETO et al. Qualidade da atenção ao pré-natal na Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará Rev.bras.enfm. Brasília vol.61 no 5 Set/out.2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.