A Música como Instrumento Pedagógico no Processo de Ensino – Aprendizagem / The Use of Music as a Pedagogical Instrument in the Teaching-Learning Process

Autores

  • Vanilda dos Santos Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central – Fachusc
  • Cícera Alves Nunes Lopes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central _ Fachusc

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2740

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem. Linguagem. Música.

Resumo

Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, haja vista que esse instrumento pedagógico tem um forte papel na construção cognitiva das crianças, despertando para novas vivências, linguagens e habilidades no ambiente escolar. Para a realização deste artigo, aplicamos o método dialético que por sua vez, nos fornece bases para uma interpretação dinâmica da realidade através de uma narrativa qualitativa. Para tanto, fizemos uso das seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas, observação experimental e análise documental. Na primeira parte deste artigo, apresentamos uma discussão sobre a música como um instrumento de aprendizagem do qual destacamos a influência desse instrumento pedagógico na sistematização da aprendizagem das crianças envolvidas nessas atividades bem como na valorização da cultura e na interação social que elas vivenciam. No segundo momento, elencamos uma narrativa sobre a música na educação infantil onde destacamos a importância do uso da música no processo da aprendizagem e na mudança de planejamento pedagógico dos profissionais que exercem tal atividade, nessa modalidade de ensino o trabalho lúdico torna o aprendizado mais prazeroso e motivacional. Este estimulo, conduz a um desenvolvimento mais dinâmico das habilidades cognitivas e psicomotoras das crianças. Em outra etapa do artigo destacamos que a aprendizagem também ocorre através das brincadeiras e das cantigas organizadas pelos professores (as) o que faz criar um elo de interação entre o mundo real e o mundo de sonhos, de curiosidades e de dúvidas. Por fim, nossas experiências vividas junto com os professores e crianças nos dá a certeza de que a música é um instrumento eficaz na formação do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilda dos Santos Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central – Fachusc

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central – Fachusc. [email protected];

Cícera Alves Nunes Lopes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central _ Fachusc

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central _ Fachusc [email protected].




Referências

ANDRADE, Annielly da Silva. A música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p.

BRASIL. Referencial Curricular da Educação Infantil. Ministério da Educação e do

Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

FELICIANO, Sarynna Ziretta. A música na educação infantil. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO). Lins, SP. 2012.

FREITAS, Aline Mariane de; TREVISO, Vanessa Cristina. A Música na Educação Infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro - SP, 3 (1): 268-286, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas,

GOHN, Maria da Glória; STAVRACAS, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, vol. 12, núm. 2, julio-diciembre, 2010, pp. 85-103. Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil.

JORDÃO, Gisele. et al. A música na escola. Allucci & Associados Comunicações. São Paulo. 2012 ISBN: 978-85-61020-01-9.

JUNIOR. Ademir Pinto Adorno; CIPOLO, Eva Sandra Monteiro. musicalização no processo de aprendizagem infantil. Revista científica unar (issn 1982-4920), araras (sp), v.15, n.2, p.126-141, 2017.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MOREIRA, Ana Claudia; HALINNA, Santos; COELHO, IRENE S. A música na sala de aula - a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, 2014.

SIQUEIRA, Cláudio Alves; BONFIM, Evandro Luiz Soares. A música como estratégia utilizada na educação infantil e promotora da interdisciplinaridade: um olhar singular. E-FACEQ: Revista dos Discentes da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2238-8605, Ano 6, Número 10, agosto de 2017.

VIANA, Erica; MONTEIRO Dirce Charara. A linguagem musical na educação infantil: reflexões e Possibilidades. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.2, p. 371-386, jul./dez. 2017. e-ISSN: 2594-8385 DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10999.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos