O paradigma da investigação qualitativa e a forma de garantir a validade e a fidelidade nos estudos científicos de natureza qualitativa / The paradigm of qualitative research and the way to guarantee validity and fidelity in qualitative scientific studies

Autores

  • Julio de Fatimo Rodrigues de Melo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal.
  • Nuno Miguel Cardoso Vieira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2730

Palavras-chave:

Paradigma, investigação, positivismo, quantitativo, qualitativo, validade, fidelidade

Resumo

Resumo: A parte inicial desse trabalho faz uma reflexão sobre o conceito de paradigma e traça uma comparação entre os paradigmas da pesquisa quantitativa em detrimento da pesquisa qualitativa, buscando compreender o contexto de aplicação desses dois tipos de pesquisa e seu histórico. Se objetiva fazer também uma análise dos critérios específicos para aferição da qualidade científica desses tipos de estudos, bem como uma análise do paradigma da pesquisa qualitativa em educação e as formas de garantia da validade e fidelidade dos estudos de natureza interpretativa ou qualitativa.

 

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Biografia do Autor

Julio de Fatimo Rodrigues de Melo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal.

 1 Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestrado no de Ensino de Ciências, concluído em 2010 na mesma instituição. Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialista em Assistência Social na SEDES (Secr. do Desenvolv. Social do Distrito Federal). [email protected].

Nuno Miguel Cardoso Vieira

Desempenha atualmente funções diretivas no Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora, Portugal.

Doutorado em Educação pela ULHT com a tese intitulada Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança.

Mestre em ciências da Educação na variante de Políticas Educativas, pela ULHT.

Tem uma pós-graduação em Gestão e Administração Escolar, pelo ISCTE.

Licenciado em Ensino da Física e da Química, pela FCUL.

Lecionou química e termodinâmica nos cursos de Ciências Farmacêuticas na ULHT e Análises Clínicas, na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches.  

Autor de obras científicas publicadas em português e inglês nas áreas da Etnomatemática, do Tempo Escolar e das Temporalidades.

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Publicado

2020-10-30

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