O paradigma da investigação qualitativa e a forma de garantir a validade e a fidelidade nos estudos científicos de natureza qualitativa / The paradigm of qualitative research and the way to guarantee validity and fidelity in qualitative scientific studies
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2730Palavras-chave:
Paradigma, investigação, positivismo, quantitativo, qualitativo, validade, fidelidadeResumo
Resumo: A parte inicial desse trabalho faz uma reflexão sobre o conceito de paradigma e traça uma comparação entre os paradigmas da pesquisa quantitativa em detrimento da pesquisa qualitativa, buscando compreender o contexto de aplicação desses dois tipos de pesquisa e seu histórico. Se objetiva fazer também uma análise dos critérios específicos para aferição da qualidade científica desses tipos de estudos, bem como uma análise do paradigma da pesquisa qualitativa em educação e as formas de garantia da validade e fidelidade dos estudos de natureza interpretativa ou qualitativa.
Downloads
Referências
ALTHEIDE, D., JOHNSON, J.M. Collecting and Interpreting validity in qualitative research. In: N.K. Denzin & Y.S. Lincoln (eds.), Collecting and interpreting validity in qualitative materials. Thousand Oaks, Sage Publications, 1998, p. 283-312.
ATKINSON, P. Alguns perigos de paradigmas. Pesquisa Qualitativa em Saúde, 5 (1) 117 , 1995.
BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRYMAN, A. Social Research Methods. (2ª ed). Oxford: Oxford University Press, 2004.
CANDY. P.C. Constructivism and the study of'self-direction in adult learning. Studies in the Education of Adults, 1989, 21(2), 95-116. https://doi.org/10.1080/02660830.1989.11730524
CHALMERS, A. F. Como se chama Ciência? 3rd ed. Milton Keynes, Aberto Jornal universitário, 1999.
COHEN, L., MANION, L. e MORRISON, K. Métodos de Pesquisa em Educação. (6 ª ed.). Londres: Routledge Falmer, 2007.
COUTINHO, C. P. A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade, 2008.
CROTTY, M. Os fundamentos da pesquisa social: significado e perspectiva no processo de pesquisa. Londres: Sage Delamont, J. Lofland & L. Lofland (Eds.), Handbook of Ethnography (pp. 339‑351), 2003.
DENZIN, N.K. e LINCOLN, Y. S. The discipline and practice of qualitative research. In: N.K. Denzin e Y.S. Lincoln (eds.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, Sage Publications, p. 1-28, 2000.
ERLANDSON, D., HARRIS, E. LL, SKIPPER, B. L. e ALLEN, S. D. Doing naturalistic inquiry: a guide to methods, London: Sage, 1993.
FEYERABEND, P. Against Method, 3a ed. London, Verso, 1993.
GRAY, D.E. Fazendo pesquisas no mundo real. London: Sage, 2004.
GUBA, E. Criteria for assessing the trustworthiness of naturalistic inquiries. Educational Communication and Technology Journal, 1981, 29:75-92.
GUBA, E. The Paradigm Dialog, Sage, California, 1990.
GUBA, E. e LINCOLN, Y. Competing paradigms in qualitative research. In: N.K. Denzin e Y. Lincoln (eds.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, Sage Publications, 1994, p. 105-117.
GUBA, E.G. e LINCOLN, Y.S. Do inquiry paradigms imply inquiry methodologies? In: D.M. Fetterman (ed.), Qualitative approaches to evaluation in education: The silent scientific revolution. London, Praeger, 1988, p. 89-115. Handbook of qualitative research, 3rd Ed. (pp. 105 – 117). California: Sage.
JANESICK, V.J. The dance of qualitative design. In: N.K. Denzin e Y.S. Lincoln (eds.), Handbook of qualitative research. London, Sage, 1994, p. 209-219.
KIVUNJA, C., & KUYINI, A. B. Understanding and applying research paradigms in educational contexts. International Journal of Higher Education, 2017, 6(5), 26-41.
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. (1º Ed). Chicago, IL: University of Chicago Press, 1962.
LECOMPTE, M.D. Emergent paradigms – How new? How necessary? In: E. G. GUBA (ed.), The paradigma dialogue. Newbury Park, Sage Publications, 1990, p. 246-255.
LEININGER, M. Evaluation criteria and critique of qualitative research studies. In: J. Morse (ed.), Critical issues in qualitative research methods. Newbury Park, Sage Publications, 1994, p. 95-115.
LINCOLN, Y. e GUBA, E. Naturalistic inquiry. New York, Sage, 416 p London: Sage Publications, 1991.
MACKENZIE, N. e KNIPE, S. Dilemas de pesquisa: paradigmas, métodos e metodologia. Edições em Educação Research, 2006, 16, 1-15
MURPHY, E., e DINGWALL, R. The ethics of ethnography. In P. Atkinson, A. Coffey, S. Delamont, J. Lofland & L. Lofland (Eds.), Handbook of Ethnography (pp. 339‑351). London: Sage Publications, 2001.
OLIVEIRA, A. W., e COOK, K. L. Evolution Education and the Rise of the Creationist Movement in Brazil. In Evolution Education Around the Globe (pp. 119-136). Springer, Cham, 2018.
OPIE, C. (orgs.). Fazendo Pesquisa em Educação: Um guia para Pesquisadores iniciantes. Londres: Sage, 2004.
POPPER, K. A lógica da descoberta científica. Londres, Routledge e Kegan Paul, 1959.
ROBSON, C. Real World Research. (2nd ed.). Oxford: Blackwell, 2002.
ROSSMAN, G.B. e WILSON, B.L. Numbers and words: Combining quantitative and qualitative methods in a single large-scale evaluation study. Evaluation Review, 1985, 9(5):627-643.
THOMPSON, N. Teoria e Prática em Saúde e Assistência Social. Milton Keynes, Open Universit, 1995.
WOLCOTT, H. On seeking–and rejecting–validity in qualitative research. In: E.W. Eisner e A. Peshkin (eds.), Qualitative inquiry in education: The continuing debate. New York, Teachers College Press, 1990, p. 121-152.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.