Epistemologia das Ciências Sociais: Contributos para a Formação de Profissionais da Educação na visão de Anísio Teixeira e Gaston Granger / Epistemology of social sciences - Contributions to the Training of Education Professionals according to Anísio Teixeira and Gaston Granger

Autores

  • Julio de Fatimo Rodrigues de Melo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal
  • Nuno Miguel Cardoso Vieira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2729

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciência, Educação, Formação educacional

Resumo

Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre a Epistemologia das Ciências Sociais da Educação. Será realizado uma descrição de como a Sociologia pode contribuir para formação de profissionais da educação. Retrata também o desafio de estabelecer um conceito para educação a partir de uma análide kantiana, e do visionamento de Ken Robinson. Será discutido o conceito de ciência sob a ótica de alguns dos principais epistemólogos da ciência e, por fim a utilização desses conceitos permitira também uma análise da noção de cientificidade aplicada a educação na perspectiva de Anisio Teixeira e de Gilles Gaston Granger.

 

 

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Biografia do Autor

Julio de Fatimo Rodrigues de Melo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestrado no de Ensino de Ciências, concluído em 2010 na mesma instituição. Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa Portugal. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialista em Assistência Social na SEDES (Secr. do Desenvolv. Social do Distrito Federal).

Nuno Miguel Cardoso Vieira

Desempenha atualmente funções diretivas no Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora, Portugal.

Doutorado em Educação pela ULHT com a tese intitulada Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança.

Mestre em ciências da Educação na variante de Políticas Educativas, pela ULHT.

Tem uma pós-graduação em Gestão e Administração Escolar, pelo ISCTE.

Licenciado em Ensino da Física e da Química, pela FCUL.

Lecionou química e termodinâmica nos cursos de Ciências Farmacêuticas na ULHT e Análises Clínicas, na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches.

Autor de obras científicas publicadas em português e inglês nas áreas da Etnomatemática, do Tempo Escolar e das Temporalidades.

 

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos