Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: A Educação Infantil na Perspectiva de Henri Wallon / Affectivity in the Teaching Learning Process: Childhood Education from the Perspective of Henri Wallon

Autores

  • Amanda Sheyla dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central- FACHUSC
  • Cicera Alves Nunes Lopes Universidade de Pernambuco- UPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2728

Resumo

Pensando na ruptura de que a afetividade não é relevante na aprendizagem da criança na educação infantil, apresentamos neste trabalho de conclusão de curso uma reflexão a partir da possibilidade de uma educação possível no sentido de alavancar um olhar ativo que auxilie em métodos concretos e eficazes para o ensino aprendizagem. Portanto, o objetivo principal aqui explicitado atentou para todos envolvidos no processo educativo como: alunos, professores, pais e escola de forma que compreendam que a aprendizagem acontece mais rápida quando existe afeto entre ambas as partes, e assim demonstrar a importância para que a criança possa desenvolver de forma significativa a aprendizagem  na sala de aula,  ter um bom relacionamento não só com o professor, mais também com os colegas e com a família. Ainda nesta mesma linha de pesquisa buscou-se compreender que afetividade e a aprendizagem têm influência fundamental que garante que o aluno aprenda. Enfatizar o valor do relacionamento com professor/aluno, família/escola. Integrar família e escola para que assim os laços fiquem mais firmes. A intenção deste trabalho de pesquisa científica foi refletir a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem, fazendo uma ponte à perspectiva de Henri Wallon, como teórico principal na pesquisa e outros no sentido se dialogar sobre os pontos que preconizam ressaltando que tendo em vista as suas ideias e sucessos que permearam na educação ao longo dos tempos. Neste sentido, teve como propósito discutir à importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Foi possível perceber que é preciso haver uma boa relação entre professor/aluno, família/escola para que a aprendizagem da criança aconteça à afetividade tem que estar presente.

 

Palavras-Chave: Afetividade. Aprendizagem. Professor/aluno.Família/Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Sheyla dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central- FACHUSC

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central- FACHUSC. [email protected];

Cicera Alves Nunes Lopes, Universidade de Pernambuco- UPE

 2 Docente Orientadora Universidade de Pernambuco- UPE. [email protected].

Referências

ALMEIDA, A. R. S. emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB- Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96

CORRÊA, A. I. G. (2000). O adolescente e seus pais. In: Congresso Internacional de Psicanálise e suas Conexões: O Adolescente e a Modernidade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

FERNANDES, Arlete M.M.; MARINHO, Gisanne de O.; BATISTA, Miriam D.; OLIVEIRA, Gislene F. O Construtivismo na Educação. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.40, p.138-150. ISSN: 1981-1179.

GOLDANI, Andrea. TOGATLIAN, Marco Aúrelio. COSTA, Rosane de Albuquerque. Desenvolvimento,Emoção e Relacionamento na Escola. Rio de Janeiro: Epapers, 2010.

LA TAILLE, Y; OLIVEIRA, M. K. ; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Edição 15. São Paulo: Summus, 1992.

LOPES, C. S. A Afetividade e o Espaço Escolar – Segundo Henri Wallon. Artigo Publicado em Anais do Congresso de Educação Científica da UNESP, São José do Rio Preto, SP. 2009.

LOPES, E.S.; OLIVEIRA, G.F. Por uma Pedagogia Inclusiva. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 294-303. ISSN: 1981-1179.

MAHONEY, Abigail Alvarenga & ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista da Psicologia da Educação, nº 20 – 2005. Acessado em 16.02.2014.

MARTINS, Francisco das Chagas Costa; NASCIMENTO, Valmira Silva do. Família e Escola; uma parceria necessária. Revista de Educação e Saúde. v. 3, n. 4, p. 38-42, out-dez.2013.

PIAGET, Jean. A teoria de Piaget. In: MUSSEN, P. H. (org). Psicologia da criança. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: E.P.U. 1975. Vol. 4, p. 71-117.

PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

Rego, T. C. (2003). Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes. Rocha, D. G., Marcelo, V. C., & Pereira, I. M. T

RODRIGUES, S. A. GARMS, G.M.Z.; Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente. Série Estudos- Periódico do mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande: jan/jun 2007, n.23, p.31-41

SALTINI. Claudio J.P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro:Wak Editora, 2008.

VYGOTSKY, L, S; LURIA, A.R: LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 1998.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1999.

WALLON, H. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1979.

WALLON, H. Afetividade e aprendizagem – Contribuições de Henry Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Henri Wallon; com introdução de ÉmileJalley. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 122-124.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos