Espaço e Ciberespaço: A Construção da Subjetividade na Era Digital / Space and Cyber Space: The Construction of Subjectivity in the Digital Era

Autores

  • Alexandre Ribeiro da Silva Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Francisco Wellery Gomes Bezerra Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2726

Palavras-chave:

Espaço. Subjetividade. Educação. Tecnologias

Resumo

Nos últimos quarenta anos com o advento da Terceira Revolução Industrial o sistema capitalista em sua face neoliberal reprodutora de uma aldeia global refaz os significados de cultura, espaço e juventude em que os tentáculos da globalização: sistemas, redes e informações criam dimensões interativas, instantâneas e expressa de relações e valores sociais. A escola pertencente ao conceito de lugar recebe influências de tais mudanças tornando uma estrutura influenciada ou intrinsecamente ligada ao ciberespaço compreendido como local que recebe interferências de redes de computadores, celulares, tablets, enfim, todos os dispositivos que motivam e contribuem nas mudanças de perfil dos jovens nos dias de hoje. O professor pertencendo a esse espaço de interatividade terá que compreender os novos ressignificados dos conceitos de espaço, lugar, paisagem, juventude, cibercultura e ciberespaço para que possa contribuir diretamente no processo de aprendizagem dos alunos tendo como aliado as subjetividades trazidas pela tecnologia, neste sentido, este artigo tem como objetivo fazer reflexões dos conceitos anteriormente citados e abrir um espaço de discussão sobre essas influências ao processo de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro da Silva, Universidade Regional do Cariri-URCA

[1] Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Ceará – Mestrando em Educação Universidade Regional do Cariri-URCA. [email protected]

[

Francisco Wellery Gomes Bezerra, Universidade Regional do Cariri – URCA

2]Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Mestrando em Educação. Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected]

 

Referências

CALLAI, Helena Copetti (org.). O ensino de estudos sociais. São Paulo: Unijui, 1991.

CARLOS, Ana Fanni A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.) et al. Geografia em sala de aula. Porto Alegre: AGB, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: alternativa, 2002.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1995.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos espaços analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação UNISINOS: v. 12, n. 3, setembro – dezembro, 2008.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. , Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

JOAQUIM, Bruno dos Santos. Cibercultura: introdução e conceito – chave. Blog café com Sociologia.com / Disponível em: https://cafecomsociologia.com/pierre-levy-conceitos-chave-cibercultura/ Acesso: 03/05/2018.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LÈVY, Pierre. Inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIPPMAN, Walter. Opinião Pública. / Walter Lippman. Tradução e Prefácio de Jacques A. Weinberg. – Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. – Coleção Clássicos da Comunicação Social.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.) Para onde vai o ensino de geografia. São Paulo: Contexto, 1989.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

_______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SILVA, Márcia Cristina Araújo Lustosa; CRUZ, Valmira Maria de Amariz Coelho; SILVA, Frederico Fonseca da. A aprendizagem significativa uma interface com protagonismo juvenil: numa perspectiva socioafetiva. Rev. psicopedag. vol.30 no.91 São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment