Espaço e Ciberespaço: A Construção da Subjetividade na Era Digital / Space and Cyber Space: The Construction of Subjectivity in the Digital Era
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2726Palavras-chave:
Espaço. Subjetividade. Educação. TecnologiasResumo
Nos últimos quarenta anos com o advento da Terceira Revolução Industrial o sistema capitalista em sua face neoliberal reprodutora de uma aldeia global refaz os significados de cultura, espaço e juventude em que os tentáculos da globalização: sistemas, redes e informações criam dimensões interativas, instantâneas e expressa de relações e valores sociais. A escola pertencente ao conceito de lugar recebe influências de tais mudanças tornando uma estrutura influenciada ou intrinsecamente ligada ao ciberespaço compreendido como local que recebe interferências de redes de computadores, celulares, tablets, enfim, todos os dispositivos que motivam e contribuem nas mudanças de perfil dos jovens nos dias de hoje. O professor pertencendo a esse espaço de interatividade terá que compreender os novos ressignificados dos conceitos de espaço, lugar, paisagem, juventude, cibercultura e ciberespaço para que possa contribuir diretamente no processo de aprendizagem dos alunos tendo como aliado as subjetividades trazidas pela tecnologia, neste sentido, este artigo tem como objetivo fazer reflexões dos conceitos anteriormente citados e abrir um espaço de discussão sobre essas influências ao processo de aprendizagem.
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