Conexões colaborativas: proposição de uma Agenda 2020 em tempos da Pandemia do Covid-19 / Collaborative connections: proposing an Agenda 2020 in times of the Covid-19 Pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2725

Palavras-chave:

COVID-19, Agenda 2030, Desenvolvimento sustentável, Política pública, Colaboração.

Resumo

São diversos os desafios e consequências provocados pela disseminação do novo coronavírus, havendo um impacto ainda mais significativo para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Diante deste cenário, a busca por um futuro sustentável parece estar ainda mais evidente, permeando os discursos de empresas, pessoas, nações, governos e movimentos internacionais. Sob esta perspectiva, apoiamo-nos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), para desenvolver uma proposta denominada Agenda 2020, que tem como objetivo contribuir para minimizar os efeitos prejudiciais da pandemia aos grupos vulneráveis da sociedade. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental que subsidiou tal proposição considerando a emergência de um olhar favorável à coletividade por meio de uma atuação colaborativa. Assim, contribuímos com um conjunto de propostas de curto e médio prazo úteis aos governantes na aplicação e avaliação das estratégias direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Thaís Teles Firmino, Professora substituta de Administração na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UnP)

Professora substituta de Administração na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UnP)

Josiete da Silva Mendes, Professora Assistente na Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Salgueiro.

Professora Assistente na Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Salgueiro. Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Eryka Fernanda Miranda Sobral, Professora Assistente de Métodos Quantitativos na Universidade de Pernambuco (UPE).

Professora Assistente de Métodos Quantitativos na Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Economia pelo PPGGE/UFPB.

Herica Gabriela Rodrigues de Araújo Ribeiro, Professora Assistente na Universidade do Estado Do Rio Grande Do Norte - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão.

Professora Assistente na Universidade do Estado Do Rio Grande Do Norte – Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. Mestre em Economia pelo PPGECON/ UFPE

Manoel Pereira da Rocha Neto, Professor na Universidade Potiguar (UnP).

Professor na Universidade Potiguar (UnP). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2020-10-30

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Artigos