O Estresse em Estudantes Universitários: Comparação entre o Ensino Presencial e a Distância: Uma Revisão da Literatura / Stress in University Students: Comparison between in Presence and Distance Learning: A Literature Review

Autores

  • Cássia Lima Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Vitória Thomazelli Guidetti Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Leonardo Frasson dos Reis Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos
  • Samyr Machado Querobino Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos https://orcid.org/0000-0002-9614-0328

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2714

Palavras-chave:

Educação a distância. Qualidade de vida. Estresse acadêmico

Resumo

O estresse acadêmico tem sido uma preocupação atual, uma vez que estudantes universitários são expostos rotineiramente a situações desafiadoras em seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. A complexidade dos cursos e a transição e adaptação por um novo momento acadêmico pode levar ao estresse e, consequentemente, a repercussões cognitivas negativas, além das repercussões físicas e emocionais. Estressores crônicos contribuem para um estado de exaustão do organismo, colocando em risco a homeostase como um todo. A expansão da educação a distância (EAD) tem sido responsável por uma revolução no campo educacional, visto que proporciona maior acesso com menos uso de recursos, no entanto não há relatos sobre a percepção do estresse em estudantes da modalidade a distância. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho comparou o índice de estresse em estudantes universitários regularmente matriculados em uma instituição de ensino regular em relação a alunos de uma instituição de ensino a distância através de um estudo observacional do tipo transversal com delineamento amostral não-probabilístico em forma de três questionários (estresse percebido, situação socioeconômica e qualidade de vida) aplicados a alunos de uma instituição presencial e a alunos de uma instituição de educação a distância. Os resultados sugerem que não há diferenças estatisticamente significantes nos níveis de percepção do estresse entre as modalidades, porém há diferenças nas pontuações de qualidade de vida e o nível de estresse no sexo feminino é maior do que no sexo masculino. Mulheres também demonstraram menores níveis de qualidade de vida. Em relação ao perfil socioeconômico, houve diferença em relação a atividade remunerada, a renda mensal e faixa etária dos participantes.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão