O uso do Cadastro Único como ferramenta para o diagnóstico e planejamento na Assistência Social / The use of the Cadastro Único as a tool for diagnosis and planning in Social Assistanceto na Assistencia Social

Autores

  • José Vicente de Deus Neto UNIVASF
  • Bergson Almeida Pereira FACESP
  • Tarcísio Rocha Vicente de Deus UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2711

Palavras-chave:

SUAS, Cadastro Único, planejamento, diagnóstico socioterritorial.

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar a viabilidade do uso do Cadastro Único enquanto ferramenta funcional ao diagnóstico e planejamento das ações no âmbito do SUAS, trazendo como cenário de estudo o município de Lagoa Grande – PE. Metodologicamente, o estudo assume natureza quali-quanti e abordagem descritiva por meio de uma revisão bibliográfica e documental que se embasa em informações extraídas do Cadastro Único de Programas Sociais através das ferramentas Mapa Estratégicos para Políticas de Cidadania - MOPS e o Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único – CECAD. As principais reflexões apontam para um cenário de avanços tecnológicos na gestão da informação no âmbito do SUAS e o desenvolvimento do CADÚNICO. Demonstram-se também exemplos práticos da viabilidade de uso desse instrumento para produção de indicadores em escala municipal. Conclui-se que utilização dessa ferramenta pode ser útil na elaboração do diagnóstico socioterritorial e planejamento de ações no âmbito desta política pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vicente de Deus Neto, UNIVASF

Mestre em  Planejamento Territorial-UEFS
Especialista em Gestão Pública Municipal-UNIVASFEspecialista em  em Gestão Social, Políticas Públicas,  Redes e Defesa de Direitos-UNOPAR
Graduado em Psicologia-UNIVASFGraduado em Serviço  Social-UNOPAR
Assistente Social -Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA

Bergson Almeida Pereira, FACESP

[1] Assistente Social, Especialista em Assessoria e Consultoria em Serviço Social- FACESP E mail:  [email protected] ,Lagoa Grande-PE-Brasil;

Tarcísio Rocha Vicente de Deus, UNOPAR

[1]  Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental-UPE; Tecnólogo em Gestão Ambiental-UNOPAR. E-mail: [email protected], Juazeiro-BA-Brasil.

 

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: 2004.

________. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social NOB/SUAS. Brasília: 2012.

_________.Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.SAGI: Informação e Conhecimento para Políticas de Desenvolvimento Social / Organizadora Elisabete Ferrarezi. -- Brasília: MDS; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2015a.

________.Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Manual de Gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 2º Ed. Brasília: 2015b.

________. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Manual de Instruções, diretrizes e procedimentos operacionais para contratação e execução de programas e ações da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: 2016. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/diretrizes_programaticas_CAIXAMDS.pdf. Acessado em: 11 de junho de 2020.

________,Ministério da Cidadania. www.desenvolvimentosocial.gov.br. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/index.php?grupo=164. Acesso em: 18 de maio de 2020.

DUARTE, C. E. E; ROMERO, P. R. P.. Aplicação do Cadastro Único à Gestão da Política de Assistência Social em Londrina/PR. In: DIPROSUL O direito à saúde e a proteção social em faixas de fronteiras: Um balanço do debate acadêmico no sul da América Latina, Pelotas: 2011.

FERRAREZI, E.; JANNUZZI, P.; MONTAGNER, P.. Trajetória e Desenvolvimento Institucional da SAGI/MDS (2004-2015). In: ____. (org.). SAGI: Informação e Conhecimento para Políticas de Desenvolvimento Social. Brasília: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Brasília: 2016, p. 16 – 53,.

FILHO, José Caetano de Jesus. Pobreza Urbana em Feira de Santana: Uma análise multidimensional. 2017. 132f. Tese (Mestrado) – Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana: 2017.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6oed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA.IGBE Cidades www.ibge.gov.br. Disponível em: https://cidades.ibge.gov/brasil/pe/lagoa-grande/panorama. Acessado em: 10 de abril de 2020.

JANNUZZI, P.. A Produção de Informação e Conhecimento para Aprimoramento das Políticas e Programas de Desenvolvimento: Princípios, conceitos e Caracterização das Pesquisas de Avaliação realizadas pela SAGI/MDS de 2011 a 2014. In: JANNUZZI, Paulo; QUIROGA, Júnia (org.). Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate – Síntese das Pesquisas de Avaliação de Programas Sociais do MDS 2011 - 2014. Nº16, Brasília: SAGI, 2014. p. 12-35.

JUNIOR, G. C.; LIMA, C. Lúcio de. Antecedentes da Rede SUAS. In: TAPAJOS, L.; RODRIGUES, R. W. (org.). Rede SUAS: Gestão e Sistema de Informação para o Sistema Único de Assistência Social. Brasília: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2007. p. 56-69.

TELES, Inalda Maria de Sá Carvalho; LIMA, Murilo Campos Rocha. Gestão da política pública de assistência social: Uma revisão bibliográfica em relação à vulnerabilidade social. Id on Line Rev.Mult.

Psic.,2019, vol.13, n.44, p. 1016-1024. I

RODRIGUES, Tayronne de Almeida; LEANDRO NETO, João; SILVA, Francisco Mário de Sousa. A Contribuição do Projeto Solari para a Educação da Juventude Campesina no Município de Assaré-

CE. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45 SUPLEMENTO 1, p. 302-317.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos