Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative

Autores

  • Eryca Renata Pereira Amaro Psicóloga. Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).
  • Dailon de Araújo Alves Faculdade de Medicina Estácio (FMJ).
  • Sâmara Gurgel Aguiar Universidade Estadual do Ceará.
  • Grayce de Alencar Albuquerque Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Dayanne Rakelly de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão Universidade Regional do Cariri (URCA).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2708

Palavras-chave:

Depressão. Antidepressivos. Cinema.

Resumo

Analisar criticamente o conteúdo do filme Geração Prozac, no que tange à representação do transtorno depressivo e à questão da medicalização do sofrimento. A pesquisa é do tipo documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O filme foi selecionado por meio de consulta a livro especializado. A narrativa foi dividida em trechos, e os elementos centrais enumerados para análise, sendo destacados os núcleos temáticos. A técnica adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Infância e Conflitos familiares”; “Conquista da liberdade”; “Declínio e solidão” e “Busca pelo tratamento e rendição”. Geração Prozac, enquanto narrativa cinematográfica, pode ser considerada uma ferramenta eficaz para ampliar discussões no meio acadêmico sobre a temática, tornando possível ainda vislumbrar ações com foco para a prevenção do uso abusivo de psicofármacos e para a promoção da saúde entre universitários.

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Biografia do Autor

Dailon de Araújo Alves, Faculdade de Medicina Estácio (FMJ).

Enfermeiro. Professor da Faculdade de Medicina Estácio – Juazeiro do Norte (FMJ).

Sâmara Gurgel Aguiar, Universidade Estadual do Ceará.

Psicóloga. Professora da Universidade Estadual do Ceará.

Grayce de Alencar Albuquerque, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Enfermeira. Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Dayanne Rakelly de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Enfermeira. Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Enfermeira. Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos