Como nasce uma patroa? Problematizações autoetnográficas dos privilégios interseccionais de classe, raça e gênero / How is a boss born? Self-ethnographic problems of intersectional privileges of class, race and gender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2702

Palavras-chave:

Patroa. Marcadores de privilégios. Decolonialidade. Autoetnografia.

Resumo

Esse trabalho, desdobramento dos meus estudos de mestrado em Psicologia, busca problematizar as marcas subjetivas de privilégio que contribuem para o surgimento de uma patroa (enquanto experiência relacional) como lugar de mando, na relação com trabalhadoras domésticas, tomando como pressupostos os marcadores de raça, de classe e de gênero.  É um trabalho autoetnográfico, onde busco me aproximar do fenômeno da relação patroa-empregada a partir dos perpasses da minha história pessoal de vida, quando pensada e sentida por inúmeras memórias que trago.  No caminhar deste trabalho, numa necessária desobediência epistêmica, que questiona as regras, a cultura, a religião, as (des)atitudes, pude identificar os marcadores de privilégios, me permitindo (re)pensar o meu lugar  na relação de mulher patroa e percorrer um caminho construído por atitude decoloniais frente a minha própria história.

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Biografia do Autor

Francileuda Farrapo Portela e Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Psicóloga pela Faculdade Luciano Feijão (FLF/CE), Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA/CE) e em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Saúde pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Processos Educativos, Docência e Relações afetivas no contexto educacional. Atua como Psicóloga Clínica e Escolar. Docente do Curso de Pedagogia/PARFOR pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE) como bolsista da CAPES. Docente no Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú (IVA/CE).

James Ferreira Moura Junior

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades e Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2015). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009).

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Publicado

2020-10-30

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Artigos