Implicações Socioambientais a partir da implantação do Sistema Eletrônico de Informações em uma Universidade / Socioenvironmental implications from the implantation of the Informations Electronic System in an University

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2697

Palavras-chave:

Sistema eletrônico de informações, Gestão de documentos, Sustentabilidade, Administração pública

Resumo

Este artigo apresenta a percepção dos servidores públicos da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das implicações socioambientais decorrentes da implantação do Sei na instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de questionários estruturados com os servidores TAE da instituição e observação simples durante o processo de trabalho com o uso do Sei nos ambientes pesquisados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, a partir da tabulação e da análise do conteúdo dos dados colhidos no questionário e nas observações. A investigação aponta que a maioria dos servidores conhecem e usam o Sei, porém, enfrentam dificuldades com relação à adaptação do uso do sistema na rotina de trabalho. Os servidores reconhecem implicações positivas e negativas do uso do Sei no processo de trabalho e nos aspectos socioambientais, coadunando com os resultados obtidos em outras pesquisas.

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Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Psicólogo, graduado pela Universidade Potiguar (2012); especialista em Psicologia do Trânsito - Estácio (2014), em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFRN (2017) e em Educação Inclusiva - IFTM (2020); mestre em Administração Pública - UFCG (2018); doutorando em Administração - USCS (2019-2022).

Jônica Marques Coura Aragão, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA-AR / 2012). Doutorado em Recursos Naturais (UFCG / 2018). Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (UFPB / 2006). Especialização em Direito Processual Civil (UFCG / 2005). Graduação em Direito (UFPB / 1995). Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UAD / CCCJS / UFCG) .Pós-doutoranda em Psicologia Social (UFPB / 2018-2020).

Jacyara Farias Souza, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Mestrado em Ciências Jurídicas na área de concentração - Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (2014) cujo título foi reconhecido pela UFCG.

Kevin Ferreira Corcino, Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Recife

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Caetano do Sul - SP. Mestre em Administração Pública pelo Programa PROFIAP da Universidade Federal de Campina Grande - PB. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Grupo DEVRY - UNIFBV - PE. Possui ainda MBA em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Boa Viagem - PE e Turismo pela Estácio - PE.

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Publicado

2020-10-30

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Artigos