A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices

Autores

  • Rosimar Malhão Pinheiro Florida Cristian University-FCU
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2686

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Práticas inclusivas, Interação

Resumo

O ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Malhão Pinheiro, Florida Cristian University-FCU

1 Mestrado em Ciências da Educação. Florida Cristian University-FCU.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela

Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos

programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela

Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


Referências

CAMPOS, Juliane Ap de Paula Perez; DUARTE, Márcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 271-283, 2011.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015.

GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. as tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas, p. 11, 2012.

GUILHERME, Alexandre Anselmo; FREITAS, Ana Lucia Souza. Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), 2017.

IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília, DF: Plano, 2003.

KÜLLER, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Uma metodologia de desenvolvimento de competências. Boletim Técnico do Senac, v. 38, n. 1, p. 6-15, 2012.

LEITE, Silvana. A importância das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ensino Rio Negro/PA, 2018.

MARTINS, Elcimar Simão, et al. Política pública de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: estudo de caso no município de Aracoiaba-CE. Revista Triângulo, v. 10, n. 2, p. 142-162, 2018.

MATTOS, Laura Kemp; NUERNBERG, Adriano Henrique. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 129-141, 2011.

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; FONTOURA, Helena Amaral; CANEN, Ana. Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: contribuições de narrativas, diálogos e conferências. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 53/2, p. 637-654, 2014.

SANCHES, Antonio Carlos Gonsales; OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Educação inclusiva e alunos com transtorno mental: um desafio interdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 411-418, 2011.

SEKKEL, Marie Claire; MATOS, Larissa Prado. Educação inclusiva: formação de atitudes na educação infantil. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 87-96, 2014.

SILVA, Camilla Isabely Gomes. A educação do futuro: o direito. LEOPOLDIANUM, v. 44, n. 123, p. 19, 2018.

VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília/SP,2011.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment