A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2686Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Práticas inclusivas, InteraçãoResumo
O ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro.
Downloads
Referências
CAMPOS, Juliane Ap de Paula Perez; DUARTE, Márcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 271-283, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015.
GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. as tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas, p. 11, 2012.
GUILHERME, Alexandre Anselmo; FREITAS, Ana Lucia Souza. Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), 2017.
IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília, DF: Plano, 2003.
KÜLLER, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Uma metodologia de desenvolvimento de competências. Boletim Técnico do Senac, v. 38, n. 1, p. 6-15, 2012.
LEITE, Silvana. A importância das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ensino Rio Negro/PA, 2018.
MARTINS, Elcimar Simão, et al. Política pública de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: estudo de caso no município de Aracoiaba-CE. Revista Triângulo, v. 10, n. 2, p. 142-162, 2018.
MATTOS, Laura Kemp; NUERNBERG, Adriano Henrique. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 129-141, 2011.
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; FONTOURA, Helena Amaral; CANEN, Ana. Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: contribuições de narrativas, diálogos e conferências. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 53/2, p. 637-654, 2014.
SANCHES, Antonio Carlos Gonsales; OLIVEIRA, Márcia Aparecida Ferreira de. Educação inclusiva e alunos com transtorno mental: um desafio interdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 411-418, 2011.
SEKKEL, Marie Claire; MATOS, Larissa Prado. Educação inclusiva: formação de atitudes na educação infantil. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 87-96, 2014.
SILVA, Camilla Isabely Gomes. A educação do futuro: o direito. LEOPOLDIANUM, v. 44, n. 123, p. 19, 2018.
VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília/SP,2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.