Evolução Histórica dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Questões Associadas no Brasil /

Autores

  • Alanna Larisse Saraiva de Farias Centro do Ensino Superior do Ceará
  • Carlos Alberto Soares Júnior UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2683

Palavras-chave:

Direitos sociais, Pessoas Deficiente, Políticas públicas

Resumo

os direitos das pessoas com deficiência começaram a evoluir no sentido de buscar a incorporação e efetivação do direito à vida com qualidade, à igualdade formal e material, bem como outros direitos fundamentais nos ordenamentos jurídicos das nações membros da ONU. Sob esse prisma, as pessoas com deficiência, antes concebidas como inválidas e merecedoras de uma proteção meramente assistencialista, começaram a integrar um conjunto de ações voltadas a viabilizar o acesso a direitos fundamentais. Este estudo discute a evolução histórica sobre os direitos das pessoas com deficiência e as questões associadas no Brasil. Os resultados apontam que  o Modelo Social da Deficiência, que tem como fundamento a interação plena entre a pessoa com deficiência e a sociedade na qual deve ser inserida, partindo-se da premissa de que o meio social deve ser adaptado, quando necessário, para integrar essas pessoas de forma adequada, enxerga a deficiência como uma questão a ser enfrentada pela sociedade e, não mais como um problema da pessoa deficiente como outrora ocorria. Portanto, a sociedade demanda por Políticas Públicas que ofereçam suporte social para esta categoria de indivívuos possam gozar de todo aparato social enquanto cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alanna Larisse Saraiva de Farias, Centro do Ensino Superior do Ceará

Graduação em Direito pela Faculdade Cearense (FAC). Especialista em Direito Público e Privado pela Faculdade Evolutivo. [email protected];

Carlos Alberto Soares Júnior, UNIFOR

Advogado e Professor. Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. [email protected].

Referências

ARAÚJO, Luiz Alberto David; COSTA FILHO, Waldir Macieira. A LEI 13.146/2015 (O estatuto da pessoa com deficiência ou a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência) e sua efetividade. Direito e Desenvolvimento, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 12 - 30, jun. 2017. ISSN 2236-0859.

AZEVEDO, Temistocles Araújo. O estatuto da pessoa com deficiência e as incongruências ocasionadas pelas modificações ideológicas e legislativas no regime das incapacidades: uma proposta de interpretação. Revista Jurídica da Seção Judiciária de Pernambuco. n. 9 (2016). – Disponível em: - Data de Acesso: 19 mar. 2018.

BOTELHO, Marcos César. Pessoa com deficiência física no ordenamento jurídico brasileiro. Curitiba, Zênite, v. 10, n. 116, p. 758–768, mar., 2011.

DAMASCENO, Luiz Rogério da Silva. Direitos humanos e proteção dos direitos das pessoas com deficiência: evolução dos sistemas global e regional de proteção. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 29 out. 2014.

FARIAS, Cristiano Chaves; CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. O estatuto da pessoa com deficiência comentado artigo por artigo. 2. Edição. Revista, ampliada e atualizada. Salvador: Juspodivm, 2017.

LEITE, Flávia Piva Almeida. A convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência: amplitude conceitual a busca por um modelo social. Revista de Direito Brasileira, v. 3, p. 31, jul. 2012.

LOPES, Ana Maria D´Ávila; CHEHAB, Isabelle Maria Campos Vasconcelos. Bloco de constitucionalidade e controle de convencionalidade: reforçando a proteção dos direitos humanos no Brasil. Revista Brasileira de Direito, 12(2): 82-94, jul.-dez. 2016.

LOPES, Laís Vanessa Carvalho de Figueiredo. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU e seu protocolo facultativo e a acessibilidade. Dissertação de Mestrado em Direito, São Paulo, PUC, 2009.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. 13º edição, rev. e atual., São Paulo: Saraiva, 2013.

. Temas de Direitos Humanos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

ROSENVALD, Nelson. Contagem Regressiva para o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Artigo publicado em seu blog em 22.12.2015.

TARTUCE, Flávio. Alterações do Código Civil pela Lei 13.146/2015: Repercussões para o Direito de Família e confrontações com o Novo CPC. Primeira parte. Disponível em:https://www.migalhas.com.br/coluna/familia-e-sucessoes/224217/alteracoes-do-codigo-civil-pela-lei-13146-2015-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia--repercussoes-para-o-direito-de-familia-e-confrontacoes-com-o-novo-cpc-parte-i. Acesso em: 20 fev. 2018.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Comment