Criatividade e Saúde Mental Pós-Quarentena / Post-Quarantine Creativity and Mental Health

Autores

  • Francinete Alves de Oliveira Giffoni Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2682

Palavras-chave:

Saúde mental, Criatividade, Pós-quarentena

Resumo

No atual cenário em que vive a humanidade, vê-se em cada recanto do planeta o impacto da pandemia causada pela transmissão do SARS-CoV-2, o coronavírus. Mesmo nos locais onde a disseminação parece já estar sob controle, o sofrimento psíquico continua afetando pessoas e comunidades de forma contínua e crescente. Neste sentido, a saúde mental esta tem assumido cada vez maior relevância. O propósito de contribuir para a compreensão do sofrimento psíquico emergente da pandemia e seus desdobramentos psico-sociais motivou o estudo da criatividade como recurso na implementação de ações no campo da saúde mental. Este ensaio discute as ideias de Hannah Arendt, Mihaly Csikszentmihalyi e Rollo May, confrontando-as com escritos de Victor Frankl, Fayga Ostrower e Cecil Helman. Os resultados nos levaram a crer que é preciso um despertar  para uma proposta criativa, e, como pode-se perceber, uma das possibilidades que se apresentam para o enfrentamento dessa realidade, especialmente no período pós-quarentena é o desenvolvimento da criatividade a partir da interação social. Já se está fazendo muitas coisas de um jeito diferente, neste sentido é preciso aproveitar  e auxiliar o cérebro a criar novas práticas, a partir do repertório de estratégias conhecidas.

 

 

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Biografia do Autor

Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Universidade Federal do Ceará


1 Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Avaliação Educacional/UFC e Doutorado em Educação/UFC. Título de Especialista: Homeopatia, Psiquiatria, Terapia Familiar Sistêmica, Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior dos Profissionais de Saúde/Fiocruz; Especialização na área de Dependências Químicas pelo Programa de Capacitación em Investigación sobre el Fenómeno de las Drogas. EERP/USP. Participação no Programa de Desenvolvimento Docente no Campo da Educação Médica e currículos integrados UFC/Integration & Integrated Curriculum in Medical Education - Stewart P. Mennin, PhD - University of New Mexico-USA. Master em PNL, Master internacional em Coaching Integral Sistêmico com expertise em performance de excelência pessoal e profissional.Contato: [email protected].

Referências

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Publicado

2020-10-30

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