Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2679Palavras-chave:
Processo educacional. Cognição. AfetoResumo
O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário.
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