Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning

Autores

  • Romenia Alves Ferreira Porto Uninta
  • Antônio Leonardo Figueiredo Calou Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC)
  • Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Martha Maria Macêdo Bezerra UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2679

Palavras-chave:

Processo educacional. Cognição. Afeto

Resumo

O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romenia Alves Ferreira Porto, Uninta

1 Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Centro Universitário Inta – Uninta.

Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC)

2 Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (GPPP). Mestre na área de Ciências Sociais das Religiões, Educação e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas Socioantropológicas da Religião e de Gênero (SOCIUS). Membro Associado da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Psicanálise Clínica pela Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC). [email protected].

Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

3 Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú  e Graduação em história pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Martha Maria Macêdo Bezerra, UNINTA

4 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri.  Coordenadora de Cursos de Especialização em Saúde - UNINTA. Professora concursada da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Professora da Rede Municipal de Juazeiro do Norte. [email protected].

Referências

ABREU, M. C., MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

AMORIM, M. C. S.; NAVARRO, E. C. Afetividade na Educação Infantil. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 1, n. 7, 2012.

ANTUNES, C. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como espaço do crescimento integral. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

AQUINO, J. G. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus Editorial, 1996.

AUCOUTURIER, B., LAPIERRE, A. B. Psicomotricidade e Terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

BARROS, J. F. de; BULLÉ, F. do C.; SODRÉ, O, R.; FEITOSA, S. G. Afetividade e jogos cooperativos: reflexões sobre ações pedagógicas na educação infantil. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012.

BELOTTI, S. H. A.; FARIA, M. A. de. Relação professor-aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2010.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologias. São Paulo: Saraiva, 1999.

BORBA, V. R. S.; SPAZZIANI, M, L. Afetividade no Contexto da Educação Infantil. Ribeirão Preto, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/ reunioes/30ra/trabalhos. Acesso em: 23 fevereiro de 2019.

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak 2008

DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z, de. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.

FEDERLE, Carmem. O papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem e dos problemas afetivos e de conduta em sala de aula. 2012. Disponível em: http//Carmem- ferdele.blogspot.com.br2012/05/o-papel-do-psicopedagogo-frente-as.html. Acesso em 8 de agosto de 2019.

FIAMENGHI, G. A. Motivos e Emoções. São Paulo: Mackenzie, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. [Coleção Leitura].

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GIANCATERINO, R. Escola, Professor, Aluno: os participantes do processo educacional. São Paulo: Madras, 2007.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2002.

LA TAILLE, Y. de. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LUZ, G., GESSER, V. Professor Pesquisador. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v.13, n.78, p. 19-25, 2007.

MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, v.6, n.6, p.56-65, 2006.

MARTINELLI, S. C. Os aspectos afetivos das dificuldades de aprendizagem. In: SISTO, F. F. et al. (Orgs.). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

NERY, M. P. Vínculo e Afetividade: caminhos das relações humanas. São Paulo: Agora, 2003.

NOVAES, L. P. A. A Escola Perdida: a escola e o bom aluno no discurso de pais e professores. 2005. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, São Paulo, 2005.

OLIVEIRA, L. M. D. S. A Relação Professor-Aluno: traços culturais presentes na interação em sala de aula. 2009. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação, História, Política e Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, 2009.

PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique, 2005.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga, 14ª edição. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1998.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 2. ed. São Paulo: Summus, 1994.

PORTUGAL, G. Ser educador de infância: ideias sobre a construção do conhecimento profissional. In: TAVARES, J. e BRZEZINSKI, I. (Orgs.). Conhecimento profissional de professores – a práxis educacional como paradigma de construção. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.

PULASKI, M. A. S. Compreendendo Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

ROSSINI, M. A. S. Pedagogia afetiva. Petrópolis: Vozes, 2001.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DPA, 1997.

SALTINI, C. J. P. A afetividade e inteligência: a emoção na educação. 3. ed. Rio de Janeiro: DPA, 1999.

VIEIRA, A. S.; LOPES, M. D. A afetividade entre professor e aluno no processo de aprendizagem escolar na educação infantil e séries iniciais. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano Auxilium de Lins - UNISALESIANO, Lins-SP, 2010.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995. VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Acesso em 29 mai. 2020

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Acesso em 29 mai. 2020

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos