Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning

Autores

  • Romenia Alves Ferreira Porto Uninta
  • Antônio Leonardo Figueiredo Calou Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC)
  • Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Martha Maria Macêdo Bezerra UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2679

Palavras-chave:

Processo educacional. Cognição. Afeto

Resumo

O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário.

 

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Biografia do Autor

Romenia Alves Ferreira Porto, Uninta

1 Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Centro Universitário Inta – Uninta.

Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC)

2 Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (GPPP). Mestre na área de Ciências Sociais das Religiões, Educação e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Núcleo de Pesquisas Socioantropológicas da Religião e de Gênero (SOCIUS). Membro Associado da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Psicanálise Clínica pela Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC). leonardo-coelho-10@hotmail.com.

Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

3 Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú  e Graduação em história pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Martha Maria Macêdo Bezerra, UNINTA

4 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri.  Coordenadora de Cursos de Especialização em Saúde - UNINTA. Professora concursada da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Professora da Rede Municipal de Juazeiro do Norte. marthamacedo2016@gmail.com.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos