O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning

Autores

  • Rodolfo Alves de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2678

Palavras-chave:

Jogo, Lúdico, Motivação, Aprendizagem

Resumo

Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.

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Biografia do Autor

Rodolfo Alves de Macedo

Especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi e Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Claretiano Centro Universitário. Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos