Bairros Negros: Patrimônio Cultural Negro em Fortaleza-CE / Black Neighborhoods: Black Cultural Heritage in Fortaleza-CE

Autores

  • Tiago Souza de Jesus Universidade Federal de Goiás
  • Henrique Antunes Cunha Junior EESC-USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2657

Palavras-chave:

Bairros negros, Patrimônio Cultural Afrodescendente, Africanidades, Afrodescendência, Ancestralidade

Resumo

O presente artigo envereda pelos caminhos de discutir o Patrimônio Cultural Negro, tendo como principal foco a comunidade Rosalina, um bairro negro localizado na Regional VI da cidade de Fortaleza-CE. A presente comunidade tem seu surgimento em 1992, segundo relatos de moradores que, ainda nos dias de hoje, residem na comunidade. Em perspectiva, o bairro negro é uma metamorfose das experiências afrodescendentes em um território. A especificidade das experiências formam estruturas e criam bairros distintos dos demais bairros onde a presença afrodescendente é inferior em relação aos eurodescendente. Por patrimônio cultural negro entendemos tudo que é material e imaterial carregado de valores dado pela sua própria população, à memória, história e cultura afrodescendente. Diante disso, movimentamos conceitos e saberes de intelectuais como: Cunha Junior (2001; 2010; 2017; 2019) Rolnik (2011), Ramons (2013), Munanga (2009), Anjos (2010; 2014). Assim, com a movimentação dos conceitos trabalhado pelos autores eleitos, os percursos urbanos realizados no bairro e as experiências vivenciadas pelas relações estreitas com o bairro estabelecidas por um dos autores, acreditamos alcançar os objetivos do artigo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Souza de Jesus, Universidade Federal de Goiás

[1] Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pela Universidade Federal de Goiás. Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo. Membro-fundador do NEABI EEMTI Casimiro leite de Oliveira. Professor na SEDUC-CE. E-mail: tiagounifesp@gmail.com;

Henrique Antunes Cunha Junior, EESC-USP

[2] Pesquisador  sobre  Populações  Negras,  História  da  Tecnológica  Africana  e  Urbanismo Africano. Professor  titular  da  área  de  engenharia  elétrica,  pesquisa  e  ensina  sobre  Planejamento  de  Energia  e  as relações  entre  Ciência,  Tecnologia  e  Sociedade. Tem  formações  em  engenharia (EESC-USP) e  sociologia  (UNESP-Araraquara),  mestrado em  engenharia e  mestrado em história.  Doutoramente  em  Engenharia  pelo    Instituto  Politécnico  de  Lorraine  –  França  1983. Defendeu  tese  de  Livre  Docência  na  Universidade  de  São  Paulo  em  1993  e  prestou  concurso  de professor  Titular  da  Universidade  Federal  do  Ceara  em  1994.  Orientou  e  co-orientou  25  trabalhos de doutoramento e 46 de mestrados. E-mail: hcunha@ufc.br


 


 

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes - Formação do Brasil no Atlântico Sul. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. v. 1. 525p.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Geografia do Brasil Africano, O Congo e a Bélgica - Uma Aproximação. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, v. 01, p. 01-25, 2010.

_________. Geografia, cartografia e o Brasil africano: algumas representações. Revista do Departamento de Geografia, v. Especial, p. 332-335, 2014.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Espaço Urbano e Afrodescendência. In: CUNHA JUNIOR, Henrique e RAMOS Maria Estela Rocha. (Orgs) Espaço Urbano e afrodescendência. Estudo da espacialidade negra urbana para o debate das políticas públicas. Fortaleza: UFC Edições, 2007

_________. Africanidades, Afrodescendência e Educação. Revista Educação em Debate, Ano 23, V. 2 - Nº. 42, Fortaleza: FACED/UFC, 2001.

_________. Metodologia Afrodescendente em Pesquisa. Ethnos Brasil, v. ano 6, p. 69-80, 2008

_________. Bairros negros: epistemologia dos currículos e práticas pedagógica. In: ANAIS DO COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2017, . Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/coloquio/papers/bairros-negros--epistemologia-dos-curriculos-e-praticas-pedagogica--?lang=pt-br> Acesso em: 18 jul. 2020.

_________. Bairros negros: A forma urbana das populações negras no Brasil. Revista da ABPN, v. 11, Ed. Especial - Caderno Temático: Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar? • abril de 2019, p.65-86.

_________. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de janeiro: CEAP, 2010.

FORTALEZA, Prefeitura de. Educação: Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Professor Erasmo da Silva Pitombeira. 2018, disponível online em: <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeito-roberto-claudio-inaugura-centro-de-educacao-infantil-professor-erasmo-da-silva-pitombeira> acesso em 15 jul/2020

_________. Educação: Prefeitura de Fortaleza inaugura novo centro de educação infantil no parque dois irmãos. 2013, disponível online em: <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-inaugura-novo-centro-de-educacao-infantil-no-parque-dois> acesso em 15 jul/2020.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. São Paulo: Autêntica, 3ª ed., 2009, 96 p.

DIÁRIO DO NORDESTE. Saúde: Posto de saúde Edilmar Norões é inaugurado. 2015, disponível online em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/posto-de-saude-edilmar-noroes-e-inaugurado-1.1463992> acesso em 15 jul/2020.

RAMOS, Maria Estela Rocha. Bairros negros: Uma lacuna nos estudos urbanísticos - Um estudo empírico-conceitual no bairro do Engenho Velho da Federação, Salvador (Bahia). Tese (Doutorado), Versão Provisória - Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Salvador, 2013, 283 f.

ROLNIK, Raquel. Moradia é mais que um objeto físico de quatro paredes. São Paulo. (Entrevista). Revista E-metropolis, nº 05, ano 2, junho de 2011.

SANTOS, Marlene Pereira dos; CUNHA JUNIOR, Henrique (Orgs.) Afro patrimônio cultural [recurso eletrônico] / Marlene Pereira dos Santos; Henrique Cunha Junior -- Fortaleza, CE: Editora Via Dourada, 2019. 331 p.

SILVA, Renata Aquino da. Afroinscrições em petrópolis: história, memória e territorialidades. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2018, 154 f.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Mauad Editora Ltda, 2002.

SOUZA, Tiago.; CUNHA JUNIOR, H. Comunidade Rosalina: um território de maioria afrodescendente na cidade de Fortaleza - CE. In: CUNHA JUNIOR, Henrique; BIÉ, Estanislau Ferreira; et al (Org.). Bairros negros cidades negras. 1ed.Fortaleza: Via Dourada, 2019, v. 1, p. 137-166.

TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO; Rosa M. Conceito de Bairro - Unidade Popular ou Técnica? Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ: 1986. p. 66-71. Disponível em: <http://www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_1986/vol_10_66_71.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2020

VIDEIRA, Piedade Lino. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do Quilombo do CRIA-Ú em Macapá e sua educação. 2010. 262f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos