Manifestações Patológicas em Residências causadas pela Capilaridade de Sais em Paredes de Alvenaria Estrutural de Tijolo Cerâmico / Pathological Manifestations in Residences caused by Capillarity of Salts in Ceramic Brick Structural Masonry Walls

Autores

  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Aramis de Albuquerque Farias Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2656

Palavras-chave:

Alvenaria Estrutural, Capilaridade, Patologias, Salinidade, Residências, Solo

Resumo

Este artigo trata de um estudo que visa conhecer as principais manifestações patológicas em residências, causadas pela capilaridade de sais em paredes de alvenaria de tijolo cerâmico. Patologias nas residências tem sido um problema com o grande crescimento de novas construções. Essa pesquisa busca compreender como ocorre tais manifestações e assim oferecer orientações técnicas para solucionar ou amenizar tais problemáticas. A pesquisa foi realizada na cidade de Banabuiú, no estado do Ceará, na rua Valdomiro Rodrigues Foram elaborados e aplicados questionário em 30% da população, totalizando 40(quarenta) entrevistados, sendo 20(vinte) mestres de obras e 20 (vinte) proprietários. O resultado da pesquisa chama a atenção da necessidade de muitos conhecimentos técnicos durante o processo construtivo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA


[1] Este artigo teve a orientação do Prof. Dr. Iury Sousa e Silva e Prof. Roberto Luiz Frota de Menezes Vasconcelos;

2 Graduado em Pedagogia com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Prof. de Matemática da rede Pública Municipal e Estadual. Experiência de quatro anos em acompanhamento de construção civil na Secretaria Municipal de Infraestrutura da cidade de Banabuiú-CE. [email protected];

Aramis de Albuquerque Farias, Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ

3 Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ, Brasil. !º Ten. Exército Brasileiro. [email protected].


 

Referências

ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR NM 43 - Cimento Portland - Determinação da pasta de consistência normal. ABNT, Rio de Janeiro, 2001.

_____. NBR NM 45 - Agregados - Determinação da massa unitária e do volume de vazios. ABNT, Rio de Janeiro, 2006.

_____. NBR NM 65 - Cimento Portland - Determinação do tempo de pega. ABNT, Rio de Janeiro, 2003.

_____. NBR 7215 - Cimento Portland - Determinação da resistência a compressão. ABNT, Rio de Janeiro, 1996.

_____. NBR 9575 - Impermeabilização - Seleção e projeto. ABNT, Rio de Janeiro, 2010.

_____. NBR 9779 - Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água por capilaridade. ABNT, Rio de Janeiro, 2012.

_____. NBR 11578- Cimento Portland composto. ABNT, Rio de Janeiro, 1991.

_____. NBR 13276 - Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Preparo da mistura e determinação do índice de consistência. ABNT, Rio de Janeiro, 2005.

_____. NBR 13279 - Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da resistência a tração na flexão e a compressão. ABNT, Rio de Janeiro, 2005.

_____. NBR 13281 - Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos. ABNT, Rio de Janeiro, 2005.

______. NBR 15259 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade. ABNT, Rio de Janeiro, 2005.

_____. NBR 16072- Argamassa impermeável. ABNT, Rio de Janeiro, 2012.

_____. NBR 5738- Procedimentos para moldagem e corpo de prova. ABNT, Rio de Janeiro, 2015.

_____. NBR 7222- Determinação da resistência á tração por compressão diametral de corpo prova cilíndricos. ABNT, Rio de Janeiro, 1996.

_____. NBR 9574- Execução de impermeabilização. ABNT, Rio de Janeiro, 1986.

ALVES, Nielsen José Dias. J. D. Avaliação dos aditivos incorporadores de ar em argamassas de revestimento. Brasília: UnB. 2002, 175 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil).

ANTUNES, Elaine Guglielmi Pavei. Análise de manifestações patológicas em edifícios de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos em empreendimentos de interesse social de Santa Catarina 2011. 263 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Florianópolis, SC, 2011.

BAUMGART, Otto. Aditivos para concretos, argamassas e caldas de cimento. 12ª ed revisada. Indústria e comércio S.A, 1999.

BERTOLINI, Luca. Materiais de construção, patologia, reabilitação e prevenção. São Paulo: Oficina de textos, 2010.

FERREIRA, Beatriz Bernardes Dias. Tipificação de patologias em revestimentos argamassados. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia. Belo Horizonte, MG, 2010.

KUHN, Eugenia Aumond. Avaliação de imóveis e perícias. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

MENDES, Paula Alexandra da Silva. Impermeabilização de fundações de fundações de edifícios e estruturas especiais. Universidade técnica de Lisboa. Lisboa Portugal, 2011.

MUSTELIER, N. L. Estimativa do comportamento de paredes no ensaio de penetração de água de chuva através das propriedades de transferência de umidade dos materiais constituintes. Florianópolis,2008. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Santa Catarina.

NETO, Alcides Proinelli. Manifestações patológicas de umidade nas paredes: um estudo de caso na região sul de Santa Catarina. Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão SC, 2017.

PARANHOS, Aline., VECHIA, Daniel Camargo Dalla., & BELTRAME, Milton Junior. (2007). Capilaridade: um fenômeno de superfície com aplicações cotidianas. São José dos Campos,2007. Projeto (Iniciação científica). Universidade do Vale do Paraíba.

PAZ, Lidiane A. F. da.et al. Levantamento de patologias causadas por umidade em uma edificação na cidade de Palmas – TO. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 20, n. 1, jan.-abr. 2016, p. 174-180.

RIGNI, Geovane Venturini. Estudo dos sistemas de impermeabilização: patologias, prevenções e correções – análises de caso. Dissertação de Mestrado, Santa Maria – RS. 2009.

SALOMÃO, Maria Cláudia de Freitas. Estudo da umidade ascendente em painéis de alvenaria de blocos cerâmicos. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

SANTANA, Bruna Vieira, ALEIXO, Isabella Venâncio. Avaliação da absorção por capilaridade de argamassas para revestimento com diferentes aditivos impermeabilizantes. Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos