Educação e Tecnologia: O Uso de Recursos Inovadores no Processo de Ensino-Aprendizagem / Education and Technology: The use of Innovative Resources in the Teaching-Learning Process
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2652Palavras-chave:
Recursos, Tecnologia, EducaçãoResumo
Educação e tecnologia: o uso de recursos inovadores no processo de ensino-aprendizagem, é definido como um trabalho que fornece para o campo da educação de maneira clara e objetiva, discussões sobre as inovações tecnológicas na área educacional, analisando os mecanismos midiáticos no ensino (softwares e internet), identificando aspectos favoráveis na utilização dos recursos digitais, tendo como foco primordial do trabalho, a contextualização dos recursos no processo ensino-aprendizagem, perfazendo-se uma sucinta avaliação em seu papel, como professor ao lançar uma metodologia ligada a tecnologia em sala de aula e o aluno na compreensão do conteúdo. Vale destacar a importância de especialistas para a realização desse trabalho, tais como, BRITO (2008), FONSECA (2007), OLIVEIRA (2018), entre outros. Percebe-se nesse caso, que recursos tecnológicos são elementos que ocasionam flexibilidade e dinamismo no cotidiano do professor, atrelados a novas descobertas. Contudo, fieis a uma noção de que os meios tecnológicos produzem um conhecimento válido em determinadas perspectivas da vida escolar, os profissionais se destacam ao contestarem por novas evidencias e melhores práticas, estando aberto a críticas e a revisão de pontos de vista em sua utilização.
Downloads
Referências
BRITO, Glaucia da Silva. Educação e Novas Tecnologias. Curitiba, Editora Ibpex, edição 2, 2008.
FONSECA, S. G.. Didática e prática de ensino de História: experiências reflexões e aprendizados. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2007.
JOLY, M. C. R. A. Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2006.
OLIVEIRA, Cristiane Tavares Casimiro de. Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. São Paulo, SENAC, 2018.
SOBRAL, Adail Ubirajara. Internet na Escola: o que é, como se faz. São Paulo, Editora Loyola, 3ª Edição, 1999.
TORI, R.. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: SENAC, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.