Aplicação e utilização da Segurança do Paciente em Terapia Intensiva: uma revisão integrativa / Application and usage of Patient Safety in Intensive Care: An integrative review

Autores

  • Emanoel Rodrigues Pereira Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Ana Carla Silva Alexandre Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Valdeilson Lima de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira
  • Vanessa de Carvalho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Jhenyff de Barros Remigio Limeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Luana Flávia Monteiro da Silva Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2650

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Unidades de Terapia Intensiva, Potencial Evento Adverso na Assistência à Saúde

Resumo

Objetivo: caracterizar as produções científicas nacionais e internacionais relacionadas a Segurança do Paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o seu impacto na assistência de qualidade em saúde. Método: estudo de revisão integrativa conduzido nas bases de dados LILACS, BVS, PUBMED e SciELO, no período de 2013 a 2016, através da questão de busca “qual o perfil das produções científicas sobre segurança do paciente no âmbito da UTI?”. Utilizou-se os descritores “Segurança do Paciente” e “Unidade de Terapia Intensiva” em português, inglês e espanhol. Resultados: 79 artigos foram selecionados, dos quais possibilitaram duas principais caracterizações: 1) Rigor metodológico, na qual 43 (54,43%) são nível de evidência IV e nenhum deles é nível de evidência I; e 2) Categorização por enfoque, onde obteve-se nove categorias, com predomínio da abordagem de Cultura de Segurança do Paciente e Controle de Infecção pelos estudos. Conclusão: Foi evidenciado um incremento na quantidade anual de publicações e interesse por revistas de alto nível, entretanto, nota-se que há baixo nível de evidência nas produções científicas no período do estudo. As abordagens apresentaram-se diversificadas, com grande correlação entre os assuntos.

 

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Biografia do Autor

Emanoel Rodrigues Pereira, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

1 Enfermeiro, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira; E-mail: rodriguescfsd2009@gmail.com; Pesqueira, Pernambuco; Brasil.

Ana Carla Silva Alexandre, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

2 Docente, Doutora em Ciências da Saúde, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira; ana.alexandre@pesqueira.ifpe.edu.br; Pesqueira, Pernambuco; Brasil.

Valdeilson Lima de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

3 Docente, Especialista em Urgência e Emergência e Estomoterapia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira; E-mail: valdeilson-indio@hotmail.com; Pesqueira, Pernambuco, Brasil.


Vanessa de Carvalho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

4 Adêmica do curso de  Enfermagem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira; E-mail:carvalho.csv@gmail.com; Paranatama, Pernambuco, Brasil.


Jhenyff de Barros Remigio Limeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

5 Acadêmica do Curso de Enfermagem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira; E-mail: jhenyffbarros@gmail.com; Maceió, Alagoas, Brasil.


Luana Flávia Monteiro da Silva, Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA

6 Enfermeira, Especialista em Didático Pedagógico para Educação em Enfermagem, Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA; E-mail: luannamonteeiro@hotmail.com; Arcoverde, Pernambuco, Brasil.


 



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Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão