Inteligência Emocional e o Capital Psicológico nas Organizações e em suas Lideranças / Emotional Intelligence and Psychological Capital in Organizations and their Leadership

Autores

  • Giovana Aparecida de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Taynara Barbosa de Figueiredo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlio Afonso Alves Dutra Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0002-1322-2660

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2649

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Capital humano, Psicologia das Organizações, Liderança

Resumo

Uma das habilidades mais buscada nos colaboradores, por trazer excelentes resultados as organizações é a inteligência emocional, tanto que tem merecido especial atenção e investimento das empresas. Esta habilidade, a inteligência emocional, tem sido muito prestigiada no ambiente corporativo, pois a capacidade de perceber as emoções e saber superá-las, gera satisfação e prepara os profissionais sejam capazes de ter um relacionamento saudável e colaborativo com os colegas, provocando que o desempenho das funções supere as expectativas. Os gestores já compreenderam que viabilizar o autoconhecimento e o amadurecimento emocional traz resultados positivos as organizações, pois as emoções descrevem todos os âmbitos da nossa vida. Em situações de estresse, o desenvolvimento da inteligência emocional tem apresentado excelente resultados, auxiliando nos momentos de crise e no enfrentamento das situações de pressão, assumindo assim um papel importante para os negócios.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos