Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing

Autores

  • Elisa Barros Vales Florida Christian University. Orlando-FL.
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2641

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Família, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e  outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social.

 


 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Barros Vales, Florida Christian University. Orlando-FL.

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


 

Referências

ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GARCIA, Sandra Regina Rezende, et al. Saltos de Aprendizagem: o percurso de uma Metodologia inovadora em Educação. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2013.

KUETHE, James Lincon. O processo ensino-aprendizagem. Porto Alegre: ed. Globo, 1974.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOSACCO, Silvia. Jovem e o contexto familiar. In: ACOSTA, Ana Rojas. VITALE, Maria Faller. Família: Redes, Laços e Políticas Públicas. 5. ed., Cortez Editora: São Paulo, 2002.

MONIZ, Maria Margarida Teves. A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar em contexto de supervisão em Angra do Heroísmo. Dissertação (Especialização em Educação de Infância) - Universidade dos Açores, Ponta Delgada/ PT, 2009.

NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. Escritas e leituras na educação matemática. Autêntica, 2018.

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de psicologia, v. 4, n. 27, p. 83-92, fev./jun. 2010.

PINTO, Carine Isabel Both. O lugar da infância no contexto familiar e social: percursos construídos no município de Três Passos/RS. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS, 2018.

RAMALHO, Katherine Medeiros Holmes. O processo de aquisição da leitura e escrita na alfabetização: relato e análise de algumas experiências. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2018.

TRANCOSO, Bartira Santos. Percepções de alunos superdotados acerca das relações entre desenvolvimento socioemocional e desempenho acadêmico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, 2011.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Comment