Evasão e Repetências Escolares: Desafios de consequências Sociais Imprevisíveis / School Dropout and Repetition: Challenges of unpredictable social consequences

Autores

  • Isaias Belo dos Anjos Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2640

Palavras-chave:

Evasão escolar, Repetência, Políticas públicas

Resumo

A Evasão escolar ainda representa um grande desafio para os gestores educacionais. Diversos são os fatores que ocasionam a evasão escolar, dentre eles podem ser citados o trabalho infantil, o fracasso escolar, as desigualdades sociais e a estruturação familiar, que em muitos casos interferem na vida da criança, causando problemas psicológicos que afetam seu rendimento em sala de aula, dentre outros. O presente estudo objetivou uma discussão sobre Evasão e Repetências Escolares, enfocando os desafios atuais e consequências futuras. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Brandão (2017); Carvalho (2017); Júnior e Souza Maciel (2017); Melo (2009); Oliveira (2017); Pedralli e Cerutti-Rizzatti (2013); Tavares; Faria e Lima (2012); Vygotsky (1997) e  outros. Os resultados demonstraram que os desejos e aspirações dos indivíduos, podem permitir-lhes construir novas perspectivas de inserção e de participação na vida social. Contudo, a educação precisa ser apresentada aos alunos por um viéis que os instigue a aprender, a buscar repostas para suas dúvidas, mas para isso é necessário o envolvimento governamental, garantindo políticas públicas alinhadas com uma formação continuada dos docentes, bem como com o provimento de estrutura e materiais necessários a um bom desempenho pedagógico.

 

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Biografia do Autor

Isaias Belo dos Anjos, Florida Christian University

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


 

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Publicado

2020-07-30

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