Atendimento com Excelência e as Competências Profissionais do Colaborador: Revisão Sistemática da Literatura / Service with Excellence and the Professional Skills of the Employee: Systematic Literature Review

Autores

  • Thayza Priscila Matos Arruda Lima UNINTA
  • Thércia Lucena Grangeiro Maranhão [email protected]

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2635

Palavras-chave:

Qualidade. Desenvolvimento. Habilidade Pessoal

Resumo

Este artigo tem como finalidade estudar sobre as competências à ser desenvolvidas pelo funcionário no atendimento nas instituições. Várias são as pessoas que reclamam do acolhimento no momento do atendimento, e que na maioria das vezes não chegam a tirar suas dúvidas, são atendidas de qualquer forma, e saem sem uma solução ou retorno do que pode ser feito. A pergunta norteadora é: Quais as competências profissionais necessárias para a excelência no atendimento? A pesquisa foi realizada para analisarmos e refletirmos, pois muitos são os descontentamentos dos clientes referentes ao seu atendimento, e sempre é frequente em todas as empresas sejam pequenas, médias ou grandes. O tema foi escolhido para buscarmos avaliar as necessidades que os funcionários têm para ser apto neste tipo de trabalho, tendo competências especificas. Alguns pontos com certeza são de extrema importância no atendimento, como empatia, sorriso, escutar, respeito e amor ao trabalho, essas são as qualidades que mais se identifica como importante em um atendimento de excelência, na qual, precisamos buscar ter como adjetivo no portfólio.

 

 

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Biografia do Autor

Thayza Priscila Matos Arruda Lima, UNINTA


[1] Concludente do Curso de MBA de Gestão de Pessoas do UNINTA. Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade UNOPAR de Sobral- Ce (2015). E- mail: [email protected]

Thércia Lucena Grangeiro Maranhão, [email protected]

[2] Profª Orientadora. Docente do curso de Psicologia da UNINTA.  Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC(2017). E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão