Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers

Autores

  • Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel Faculdade Pernambucana de saude https://orcid.org/0000-0002-9066-1501
  • Kilmara Cordeiro Carvalho Faculdade do Belo Jardim
  • Felipe Santiago Soares Lopes Faculdade do Belo Jardim.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2632

Palavras-chave:

Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.

Resumo

Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Faculdade Pernambucana de saude

Enfermeira e mestre em educação para ensino em saúde. Possui ampla experiencia em docencia, educação profissional e popular em saúde.

1  Graduada em enfermagem pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Mestre em educação para ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.Possui ampla experiencia em docência, educação profissional e popular em saúde. [email protected].

 

Kilmara Cordeiro Carvalho, Faculdade do Belo Jardim

2 Estudante do curso de graduação em enfermagem- Faculdade do Belo Jardim. [email protected];

 

Felipe Santiago Soares Lopes, Faculdade do Belo Jardim.


3 Estudante do curso de graduação em enfermagem- Faculdade do Belo Jardim. [email protected]

Referências

BATISTA, KBC; GONÇALVEZ, OSJ. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. São Paulo, v.20, n.4, p.884-899. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000400007

BENEVIDES, R; PASSOS, E. Humanização na saúde: Um novo modismo? Interface-comunic,saúde,educ. v9, n17,p.389-406, 2005. Acesso em: 08/11/2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a14.pdf

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina, nutrição e enfermagem. Parecer CNE/CES 1.133/2001, de 1 de dezembro de 2001. Diário Oficial da União de 3/10/2001, Seção 1E, p. 131. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização em Saúde: a humanização como eixo nortear das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília,2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 2.488, DE 21 DE Setembro de 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente. Portaria nº 278, de 27 de fevereiro de 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0278_27_02_2014.html

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde mais perto de você – acesso e qualidade. Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção Básica (PMAQ-AB). Documentos. Brasília: Departamento de atenção Básica; 2012.Acesso em: 19/11/2019. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pmaq

DIAS EC, LACERDA E SILVA T, ALMEIDA MHC. Desafios para a construção cotidiana da Vigilância em Saúde Ambiental e em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde. Cad Saude Colet.. v20, n 1,p.15-24, 2012. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/desafios-construcao-cotidiana-vigilancia-saude-ambiental-saude-trabalhador-atencao-primaria

ESPERIDIÃO MA, TRAD LAB. Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais. Cad Saude Publica. v22, n 6, p.1267-1276,2006.

GRITTEM, L; MEIER, MJ; ZAGONEL IPS. Pesquisa-ação: uma alternativa metodológica para pesquisa em enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. v17,n4, p. 765-770, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400019&lng=en. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400019.

HAUSER, L; et al Tradução, adaptação, validade e medidas de fidedignidade do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde (PCATool) no Brasil: versão profissionais de saúde. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade. v8, n29,p. 244-255, 2013. https://doi.org/10.5712/rbmfc8(29)821

PAULO, F. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

PRADO, ML. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. v16,n1, p.172- 177, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023

RODRIGUES, FML; et al. Acolhimento como dispositivo de humanização: percepção do usuário e do trabalhador em saúde. Rev. APS. v13,n1,p. 4-9, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14277

SOUZA, ECFS; et al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v 24. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001300015

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos