Práticas Pedagógicas na Formação Docente / Pedagogical Practices in Teacher Education

Autores

  • Cleyde Nascimento da Silva Florida Christian University. Orlando-FL.
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2630

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Formação docente, Necessidades sociais.

Resumo

As práticas pedagógicas significativas têm um papel fundamental na tomada de consciência dos professores, além de promover uma autorreflexão capaz de oportunizar uma compreensão sobre aspectos facilitadores do ensino e aprendizagem.  O presente estudo objetivou uma discussão sobre as práticas pedagógicas na formação docente. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Alegro (2008); Ausubel (1968); Bizarro (2014); Breda (2016); Dalbosco (2003); Ferreira (2017); Freire (2006); Klausen (2017); Leme (2006); Paula e Bida (2019); Pelizzari (2002); Schön (2009); Silva (2016), dentre outros. Os resultados demonstraram que as transformações, em decorrência da globalização, tem afetado muito a educação, da forma como se vem praticando.  Daí uma necessidade que a escola que tente empreender políticas públicas com finalidades educacionais  mais compatíveis com as reais necessidades sociais.

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Biografia do Autor

Cleyde Nascimento da Silva, Florida Christian University. Orlando-FL.

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


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Publicado

2020-07-30

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