Formação Docente Continuada e a Educação Quilombola / Continuing Teacher Education and Quilombola Education

Autores

  • Rosilene da Silva Araújo Florida Christian University. Orlando-FL
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2629

Resumo

A formação profissional do professor implica em uma contínua interpenetração entre teoria e prática, vinculados aos problemas reais postos pelo cotidiano e pela experiência prática. No contexto quilombola, a formação continuada serve exatamente para romper com um modelo educacional que por muitas décadas contemplou um processo que privilegia a cultura europeia como universal. O desafio é propor um olhar mais aguçado, implementando uma prática que venha contemplar a todos,de forma democrática, respeitando aspectos peculiares do seu cotidiano. Neste sentido, se faz necessário uma construção contínua dentro e fora da  sala de aula, discutindo-se experiências históricas e culturais que contemplem aspectos brasileiros e matrizes da cultura africana e afro-brasileira. O presente estudo objetivou uma discussão sobre a formação continuada docente e a educação quilombola. A metodologia consistiu em revisão integrativa  A partir de autores que discutiram, por meio de pesquisas, sobre o espaço escolar com base em concepções histórias da cultura afro-brasileira no presente estudo foram citados autores como: Libâneo (1994); Custódio e Foster (2019); Mizukam (1986); Rodrigues e Silva (2014); Carmem e Moreira (2001); Melo (2013); Zabala (2002); Santos (2013); Silva (2001); Fernandes (2005); Aparecido e Teruya (2014); Gomes (2007); Conrradi e Mizukam (2013), dentre outros. Conclui-se que, as reflexões a respeito dos processos que valorizam a prática docente, demandam competências e habilidades como forma de conscientizar os educadores sobre a importância de que seja levado em conta saberes extracurriculares complementares na sua formação intelectual e exercício da profissão. A prática pedagógica no cotidiano escolar é marcada por uma multiplicidade de sentidos que fazem parte de um universo educacional. Por isso deve ser sempre considerada e discutida, fortalecendo-se os vínculos e representações sociais mais positivas, relacionadas às características daqueles que compõem o espaço social em que vivemos.

 

Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosilene da Silva Araújo, Florida Christian University. Orlando-FL

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].



 

 

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Publicado

2020-07-30

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