Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2627

Resumo

O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000);  Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e  Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva.

 

Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Socorro Soares Costa, Florida Christian University. Orlando-FL.

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].



 

Referências

ALMEIDA, Jenyfer Fernanda; PONTES, Andreia Aparecida; MACIEL, Maria Elganei. Escola x Família: desafio presente no século XXI. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais, v. 15, 2017.

BRSIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, 10 de novembro de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao34.htm. Acesso em: 20 jul. 2019.

CAMPOS, Alexandra Resende. Família e Escola: um olhar histórico sobre as origens dessa relação no contexto educacional brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro/RJ, p. 24.210-350, 2011.

DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA-POLONIA, Ana. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.

FARIA-FILHO, Luciano Mendes. Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.2, p.44-50, 2000.

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. Educação especial e a relação família-escola: Análise da produção científica de teses e dissertações. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 349-358, 2015.

MORAIS, Daniella Silva; RAMOS, Mônica Ribeiro. A importância da família no processo de aprendizagem da criança: a ausência familiar prejudica a relação aluno/escola?. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 7, n. 2, 2018.

NORDER, Luiz Antonio Cabello. Políticas de Assentamento e Localidade: Os desafios da reconstituição do trabalho rural no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Wageningen University, Holanda/ UE, 2004.

RODRIGUES, Carolina Gonzaga Ramos. Educação e pós-modernidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2016.

SILVA, Daniele Hungaro. Da docilização dos sentidos" da renovação de quadros e instituições pedagógicas, de programas ou de conteúdo": a escola primária em Santa Catarina (1930-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/RS, 2015.

SOUZA, Rogério. A arte de disciplinar os sentidos o uso de retratos e imagens em tempos de nacionalização (1930-1945). Revista Brasileira de Educação, vol. 19, n. 57, abril-jun, 2014, p 399-416.

TOMAZ, Paulo Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Revista de história e estudos culturais, v. 7, n. 2, p. 1-12, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Comment