Psicodrama Público como Método de Abordagem no Contexto das Subjetividades / Public Psychodrama as a Method of Approach in the Context of Subjectivities

Autores

  • Gilmar Antoniassi Junior Doutorando e Mestre em Promoção de Saúde, Universidade de Franca (UNIFRAN). Docente do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas. https://orcid.org/0000-0002-1809-1380
  • Regina Celia de Souza Beretta Doutora em Serviço Social (UNESP). Pesquisadora Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde, Universidade de Franca (UNIFRAN). https://orcid.org/0000-0003-2817-0805
  • Glória Lúcia Alves Figueiredo Doutora em Enfermagem em Saúde Pública (USP). Membro do GT nacional de promoção da saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). https://orcid.org/0000-0001-7551-6210

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2626

Palavras-chave:

mulheres, psicodrama, promoção da saúde.

Resumo

A depender do tema de pesquisa, a composição de grupos de estudo traz dificuldades ao pesquisador que vão desde a mobilização à captação de participantes colaborativos, e nos estudos em que o objeto a ser estudado é a subjetividade essa dificuldade se amplia. Identificar a capacidade do psicodrama em mobilizar e abordar pessoas para essa composição foi o objetivo do presente artigo. Optou-se pelo método do psicodrama público, sendo no centro da cidade o cenário para a sessão. A abordagem resultou na composição de um grupo de 18 participantes colaborativas, todas do sexo feminino. Aponta-se nesse resultado uma limitação de abordagem para pesquisas que se voltam à percepção masculina. Conclui-se que, a sessão de psicodrama na modalidade pública se configurou como um facilitador na captação de participantes dinâmicos e capazes de verbalizar suas subjetividades. Ambos, elementos essenciais para participantes em metodologias participativas no contexto das subjetividades. Sugerem-se novos estudos para compreensão da participação feminina em estudos dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antoniassi Junior, Doutorando e Mestre em Promoção de Saúde, Universidade de Franca (UNIFRAN). Docente do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas.

Coordenador do Curso de Psicologia desde sua abertura e funcionamento. Prof. Junior Antoniassi como é conhecido por todos. Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolis, atualmente é Doutorando em Psicologia pela Uniersidade Empresalyares e Socyales (BA/AG). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (SP/BR). Pesquisador na área de Psicologia da Saúde e Relações Famíliares, atua com base nas linhas de pesquisas em Risco e Vulnerabilidade de Saúde em relação ao Uso de Drogas; Relações de Famílias na Contemporaneidade; Universidade Promotora da Saúde; Educação como processo mediador do sujeito – família – sociedade. No curso de Psicologia é responsável pelo Núcleo de Processos Educativos e Promoção da Saúde. Na Estrutura universitária da FPM, é Chefe do Departamento Pedagógico de Professores, Monitores e Estágios. Membro fundador do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos onde compõe a função de Vice-Coordenador.

Referências

BRAGA, R. M., & Antoniassi Júnior, G. (2019). MORENO: encontro existencial com as psicoterapias. Revista Psicologia e Saúde em Debate, 5(Suppl.1), 34-42.

RAMALHO, C. M. (2010). Psicodrama e dinâmica de grupo. Aracuju: Inglu.

SOEIRO, A. C. (1995). Psicodrama e Psicoterapia. 2. ed. São Paulo: Agora.

WECHSLER, M. P. F., & MONTEIRO, R. F. (2016). Psicodrama público na contemporaneidade: cenários brasileiros e mundiais. São Paulo: Ágora.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA [IBGE]. (2019). Quantidade de homens e mulheres. Conheça o Brasil: população. Brasília. DF: IBGEeduca, Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html>.

MONTEIRO, A. M.; MERENGUÉ, D., & BRITO, V. (2006). Pesquisa qualitativa e Psicodrama. São Paulo: Ágora.

CRESWELL, J. W. (2014). Investigação qualitativa & projeto de pesquisa. Tradução de Sandra Mallann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

MORENO, J. L. Psicodrama. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

FIGUEIREDO, G. L. A., MARTINS, C. H. G., SANTOS, W. L., DAMASCENO, J. L., & AKERMAN, M. (2018). Promoção da saúde no espaço urbano: relações e modos de vida saudáveis podem mudar a cena? In: FIGUEIREDO, G. L. A., MARTINS, C. H. G., & AKERMAN, M. (Org.). Vulnerabilidade & saúde: grupos em cena por visibilidade no espaço urbano. São Paulo: Hucitec, 2018, cap. 1, 31-40.

FERRAZ, L. A. N., SANTOS, J. V., & ALMEIDA, J. M. (2016). Subjetividade em Heidegger e Benveniste: possíveis aproximações, Antares: Letras e Humanidades, 15(8), 165-178.

SILVA, S. L., & MORAES, D. (2019). Subjetividade e objetividade: antinomia kantiana do gosto na arte e no design: antinomia kantiana do gosto na arte e no design. Estudos em Design, 27(3), 327-345.

REY, F. G. (2019). Subjectivity in debate: some reconstructed philosophical premises to advance its discussion in psychology: Some reconstructed philosophical premises to advance its discussion in psychology. Journal For The Theory Of Social Behaviour, 49(2), 212-234.

REY, F. L. G. & GOULART, D. M. (2019). Teoria da Subjetividade e educação: entrevista com Fernando González Rey. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(1), 13-33.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Relato de Experiência